Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
08:35:32
informe o texto

Notícias / Geral

15/12/2018 às 10:00

Esclerose múltipla e oscilações de humor

Redação Leiagora

Mudanças de humor podem ser comuns em pessoas com esclerose múltipla (EM). A condição ataca as células nervosas e uma pessoa pode sentir alterações em sua saúde mental e física. As oscilações de humor podem assumir muitas formas com diferentes causas e opções de tratamento. As pessoas com EM tendem a se concentrar em seus sintomas físicos e podem negligenciar sua saúde mental. No entanto, a saúde psicológica é vital para o tratamento dela. Quando uma pessoa recebe um diagnóstico, ela pode notar mudanças de humor ou pode ter oscilações de humor. Isso pode ser um sinal de que eles estão sofrendo com a mudança em sua vida que vem com um diagnóstico. O humor baixo não é imediatamente um sinal de depressão. Ao contrário da depressão, o luto pelas mudanças geralmente passa com o tempo.

Pessoas com EM podem ser suscetíveis à depressão. A Academia Americana de Neurologia declara que um terço a metade das pessoas com a doença enfrentará a depressão em algum momento. Esta pode durar de semanas a meses sem parar. Qualquer pessoa que se sinta lutando com ela pode querer considerar entrar em contato com seu médico. A causa das mudanças de humor é, por vezes, a própria doença. Se a condição afeta os nervos ou partes do cérebro que controlam as emoções, as pessoas podem experimentar sentimentos que incluem medo, ansiedade e agressão. As oscilações de humor podem fazer com que uma pessoa se sinta frustrada ou que suas emoções estejam além de seu controle, o que pode levar a mais estresse ou ansiedade e a um ciclo repetitivo, causando o que os médicos chamam de efeito pseudobulbar ou PBA.

PBA causa episódios incontroláveis de rir ou chorar que não são proporcionais ao que a pessoa está sentindo. A condição ocorre em cerca de 10% das pessoas com esclerose múltipla. Além do PBA, as pessoas com EM podem parecer com euforia ou felicidade inapropriada. Eles também podem parecer não ter emoções ou parecer ter sentimentos que mudam continuamente.

Referência

Direto da Redação, Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet