Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
03:00:12
informe o texto

Notícias / Geral

17/12/2018 às 12:30

Catriona Gray conquista para Filipinas quarto título do Miss Universo

Redação Leiagora

Com um sorriso permanente, segurança ao desfilar e uma personalidade arrasadora, a filipina Catriona Gray venceu o concurso Miss Universo 2018 e conquistou para seu país o quarto título desta competição de beleza.

Gray, que contou desde o primeiro minuto com o apoio do público reunido em Bangcoc para presenciar a festa, respaldou sua candidatura mostrando o compromisso social e a vontade de trabalhar com os mais pobres.

"Há muitas crianças que não têm acesso a uma educação de qualidade", afirmou a modelo nascida na Austrália de pai escocês e mãe filipina, que, além disso, colabora em uma organização para conscientizar as pessoas sobre os perigos da Aids.

"É algo pelo qual sinto muita paixão porque há alguns anos perdi um amigo próximo por complicações derivadas do HIV", afirmou Gray em entrevista coletiva após ser coroada como a mais bela do mundo.

"Por isso que estender a conscientização sobre este assunto e encorajar as pessoas para que realizem um simples exame para saber se estão infectados é definitivamente um dos meus projetos", acrescentou.

Ao escutar seu nome, Gray, que usava um longo vestido vermelho e brilhante - inspirado no vulcão Mayon, vinculado a suas raízes filipinas - que mostrava a perna direita, se fundiu em um abraço com a sul-africana Tamaryn Green, que ficou em segundo lugar.

A filipina obteve a coroa das mãos de sua predecessora, a sul-africana Demi-Leigh Nel-Peters, e desfilou diante dos espectadores que gritavam seu nome e ondeavam a bandeira filipina.

Aventureira, espontânea e amante da música, esta mulher de 24 anos conquistou a coroa para as Filipinas após os sucessos de Pia Wurtzbach (Miss Universo 2015), Gloria Diaz (Miss Universo 1973) e Margarita Roxas (Miss Universo 1969).

"A música tem uma habilidade maravilhosa para conectar pessoas através de linguagens e culturas. É um instrumento que adoraria utilizar durante o Miss Universo", declarou a recém-coroada rainha da beleza e que há três semanas publicou sua primeira canção.

Em terceiro lugar ficou a venezuelana Sthefany Gutiérrez, que defendeu durante seu discurso final "a coragem, a força e a confiança" das pessoas "para conseguir qualquer meta e objetivo" e elogiou o ensino e valores que as mulheres da sua família lhe mostraram.

À rodada final também chegaram a porto-riquenha Kiara Ortega, que defendeu a imprensa livre e a "liberdade para informar dos repórteres", e a vietnamita H'Hen Nie.

Entre as latinas também destacaram-se a costarriquenha Natalia Carvajal, que ficou no grupo das 10 finalistas e chegou a brincar com o apresentador da festa, o americano Steve Harvey; e a brasileira Mayra Dias, que passou no corte entre as 20 mulheres mais belas.

Nesta edição do Miss Universo e pela primeira vez na história deste concurso de beleza, uma mulher transexual participou da final: a espanhola Ángela Ponce, que foi eliminada na primeira rodada.

Em homenagem ao fato, a organização emitiu um vídeo dedicado à luta de Ponce até chegar até a fase final.

"Eu não necessito ganhar o Miss Universo, me serve chegar aqui para divulgar minha mensagem de tolerância", afirmou na gravação a espanhola, ativista pelos direitos de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), na qual apareceu com olhos mareados, mas determinada a conseguir uma mudança no mundo.

Depois, Ponce retornou sozinha à passarela onde foi ovacionada pelo público que se reuniu no centro de convenções IMPACT, ao norte de Bangcoc, e foi aplaudida pelas 93 companheiras no concurso.

O júri do concurso, que incluiu empresárias, empreendedoras e uma antiga Miss Universo, foi formado só por mulheres pela primeira vez na história do concurso, que começou em 1952.

Esta é a terceira vez que a Tailândia é anfitriã deste concurso: a primeira foi em 1992, ano em que foi coroada Michelle McLean, da Namíbia, e a última foi em 2005, quando venceu a canadense Natalie Glebova.

Direto de Bangcoc, Noe l Caballero/ Agência Efe

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet