Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
06:12:50
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

17/12/2018 às 23:03

Indea divulga nota reforçando que as fiscalizações sobre a proibição do plantio de soja serão intensificadas

Bruno Bortolozo

A fiscalização referente ao calendário de plantio de soja será feita de forma intensiva pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA). A nota foi divulgada nesta segunda-feira (17) e fala sobre a Instrução Normativa Conjunta de 2015 e a norma vigente, que estabelece que o plantio de soja no Estado está estabelecido de 16 de setembro a 31 de dezembro de cada ano.

Diante disso, fica proibido o plantio sucessivo à cultura de soja, sobre a cultura de soja, soja segunda safra ou safrinha , sendo vedado, inclusive, o plantio de sucessão da cultura de soja sobre a mesma área. O Indea esclareceu ainda que é fundamental que seja tomada essa medida para prevenir e controlar a ferrugem asiática, considerando, principalmente, a perda de eficiência e a disponibilidade reduzida de fungicidas que controlam a praga.

Quem não cumprir o calendário conforme manda a lei sofrerá a sanção prevista no anexo único do Decreto 1.524, de 20 de agosto de 2008, de 30 Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso, somado com 2 UPF/MT por hectare plantado.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet