Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:05:00
informe o texto

Notícias / Geral

04/01/2019 às 19:00

Veja como preparar os alimentos sem interferir no valor nutricional

Redação Leiagora

A forma do preparo dos alimentos influencia diretamente na preservação (ou não) do valor nutricional. Não adianta apenas preparar uma refeição equilibrada com proteínas, carboidratos, vegetais e grãos. Para conquistar uma alimentação saudável, é preciso ficar atento a todos os detalhes.

O preparo de legumes e verduras, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Quando esses alimentos são cozinhados diretamente na água, vitaminas do complexo B e C podem se dissolver, causando a perda de nutrientes. Dessa forma, o recomendado é fazer no vapor, garantindo assim a conservação das propriedades desejadas.
Proteção
Para garantir ainda mais a manutenção dos nutrientes, é recomendado cozinhar alimentos com a casca, que funciona como uma proteção. Situação semelhante acontecer com as carnes. Ao grelhar, comece sempre com o fogo bem alto, diminuindo posteriormente. Assim, é possível criar um bloqueio, evitando a perda dos nutrientes.
Conserva
Outra recomendação é restringir o consumo de alimentos em conserva, como o pepino ou carnes. Isso por causa da grande quantidade de sódio. Além de fazer o organismo reter mais líquido, o mineral em excesso pode causar doenças como hipertensão e problemas renais.
Óleo
Apesar do sabor delicioso, não é recomendado também consumir alimentos fritos, já que ingredientes como o óleo promovem alterações nutricionais nos alimentos. Por isso, quem não consegue ficar sem a tradicional batata frita deve evitar os excessos.
Vale destacar ainda a importância da higiene na manipulação de alimentos, evitando assim possíveis contaminações.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet