Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
15:28:09
informe o texto

Notícias / Geral

08/01/2019 às 19:00

Intolerância à lactose: dicas para manter um cardápio variado e saudável

Redação Leiagora

Nos últimos tempos, um distúrbio alimentar ganhou as manchetes, especialmente por afetar celebridades, como a atriz Bruna Marquezine: a intolerância à lactose. Ela praticamente elimina da dieta o açúcar do leite, o que evita desconfortos como diarreia, inchaço abdominal, gases e náuseas.

A intolerância à lactose acontece quando o organismo deixa de produzir, em quantidade adequada, a enzima lactase, responsável pela digestão do alimento com este açúcar.
Mas, para o alívio dos intolerantes à lactose, há alternativas alimentares para a absorção de nutrientes presentes no leite e derivados, como o cálcio. Ele pode ser encontrado em sementes de gergelim e oleaginosas, como avelãs, castanha-do-pará, amêndoas e nozes. Também é possível encontrar cálcio em vegetais verde-escuros, sardinha, soja e derivados, flocos de aveia integral e algas marinhas.
Fósforo
Já o fósforo, também presente na lactose, tem papel importante na formação de ossos e dentes. O mineral está disponível em carnes, peixes, ovos, soja, feijão, entre outros. Importante: ele deve ser ingerido de duas a três porções por dia, para garantir as necessidades do organismo.
O potássio, por sua vez, é responsável pelo funcionamento adequado das células, dos tecidos e dos órgãos. Sua presença pode ser detectada em alimentos como banana, batata, salmão, beterraba e abacate.
Zero lactose
A indústria alimentícia já entendeu a demanda da parcela do público consumidor com intolerância à lactose. Tanto que algumas empresas lançaram iogurtes e derivados que preservam o sabor e a consistência dos tradicionais, sem o açúcar do leite.
Há ainda a opção dos leites vegetais, que não possuem lactose e são ótimos para quem não consome a versão integral. São alternativas diferentes, como o leite de soja, arroz, amêndoas, quinoa ou coco.
O queijo vegano, que não é feito com leite de vaca, também pode compor o cardápio. Entre as opções mais comuns nas prateleiras está o tofu, que é um derivado da soja. O alimento, rico em cálcio e proteínas, funciona como um substituto do tradicional. Também há opções de queijos de castanha de caju, amêndoas, quinoa e mandioquinha.
Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet