Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
16:00:09
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

18/01/2019 às 17:01

?A saída de MT é pacificar a taxação do agro é regulamentar a compensação da lei kandir?, diz Geller

leiagora

O deputado federal eleito, Neri Geller (PP), declarou ao portal de notícias Leiagora que irá trabalhar no Congresso Nacional  para regulamentar a compensação da Lei kandir.

?A saída é inclusive pacificar a taxação do agro é regulamentação da compensação da Lei Kandir . É um direito do estado e eu vou trabalhar frontal com isso. Não podemos taxar o ICMS da exportação porque vamos inviabilizar várias regiões do Estado da produção, Juína e Feliz Natal, por exemplo, será inviável, são longe. O estado vai deixar de movimentar de R$13 a R$14 bilhões se deixar inviabilizar a segunda  safra. Este valor é logística, como caminhão, adubo, fertilizantes, defensivos. Paga ICMS sobre tudo, só não sobre os insumos e grãos, o produto final que ´é exportado?, explica.

A Lei Kandir faz com que o Estado deixe de receber o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos produtos primários e commodities, mas, em contrapartida, não ocorre a compensação prevista em lei pela União.

Mato Grosso é um dos maiores produtores do Brasil, e exporta soja, milho e carne. As autoridades mato-grossense alegam que a Lei é prejudicial, pois, interfere na arrecadação do estado.

Gueller é contra a taxação do agronegócio. ?A saída é buscarmos os recursos que temos direito sobre a Lei kandir. Não podemos mexer no que está dando certo. Se nós cobrarmos ICMS sobre as exportações, nós vamos trabalhar para inviabilizar grandes regiões que possam ser inseridas no contexto econômico do Estado, regiões que estão começando a desenvolver?, disse.

Direto da Redação, Sandra Costa

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet