Cuiabá, sábado, 20/04/2024
09:15:18
informe o texto

Notícias / Geral

31/01/2019 às 09:45

Intolerância ao glúten: conheça detalhes do problema

Redação Leiagora

Não poder comer o que gosta é fato para milhares de brasileiros. E isso pode estar na raiz de um problema sério. A intolerância ao glúten é um problema extremamente comum que afeta milhões de brasileiros. A ocorrência é tão grande que diversas marcas de produtos alimentícios, cientes da enorme demanda, passaram a comercializar variedades livres de glúten.

Retirar a substância de alguns alimentos que tradicionalmente têm na composição foi uma medida importante. Mas muitas pessoas que sofrem com intolerância e manifestam os sintomas às vezes nem sabem que este é o problema. Isso porque ele pode ser confundido facilmente com alergias alimentares.

Definição

A intolerância ao glúten nada mais é do que uma reação negativa do organismo a esse componente, que é bastante comum em alimentos tradicionais da mesa do brasileiro. Vale lembrar que o glúten é uma combinação de dois grupos de proteínas: gliadina e glutenina, que podem ser encontradas dentro dos grãos de trigo, cevada e centeio.

Tipos

Existem dois diagnósticos com alterações gastrointestinais diferentes para a intolerância ao glúten: a doença celíaca ou a sensibilidade ao glúten não celíaca. A doença celíaca é autoimune crônica e afeta o intestino delgado, causada por uma reação adversa ao glúten em pessoas com predisposição genética.

Já na não celíaca, o alimento que contém glúten também não é bem aceito pelo organismo, mas neste caso não ocorre um impacto tão grande como entre os celíacos. Essa sensibilidade é mais um desconforto.

Sintomas

Alguns dos sintomas são: problemas de digestão e na atividade cerebral, mal-estar abdominal e dores musculares. Em alguns casos, o quadro pode se agravar e levar à fibromialgia, uma doença caracterizada por dores intensas na musculatura, articulações e tendões.

Tratamento

O tratamento para este problema consiste principalmente em cortar os alimentos que contém glúten em sua composição e mudar de vez os hábitos alimentares. Em todo caso, o ideal é sempre consultar um nutricionista para que ele indique os melhores alimentos.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet