Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:34:23
informe o texto

Notícias / Geral

05/02/2019 às 08:14

Conselheiro Isaías anuncia finalização de uma proposta de resolução normativa que fortalecerá as prerrogativas do Controlador Interno dos Municípios

Redação Leiagora

O Conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-MT), Isaías Lopes da Cunha, durante a posse dos Membros da diretoria da AUDICOM sinalizou a finalização de uma proposta de Resolução Normativa que fortalecerá as prerrogativas do Controlador Interno Municipal, em Mato Grosso.

A medida visa atender a uma solicitação feita pela Associação dos Auditores e Controladores Internos de Mato Grosso (AUDICOM-MT), e garantirá que a defesa da categoria seja amparada por normas a serem aplicadas em todos os municípios do Estado.

"Não podemos permitir que se repitam casos de perseguição, de restrição ao exercício da atividade do Controle Interno. O Tribunal de Contas tem esse papel de determinar para que os gestores respeitem as prerrogativas dos controladores internos", explicou o conselheiro Isaías.

O conselheiro adiantou que a resolução terá entre outras disposições a exigência de estrutura digna ao trabalho de controle interno, remuneração compatível com a função, e a garantia que o controlador interno não seja processado por exercer sua função.

"Porque senão fica fácil para o gestor que se sente ofendido pela justa e correta aplicação do controle para manchar a ficha do controlador, seja por processo de sindicância, seja por processo administrativo disciplinar. Mesmo que não obtenha êxito já fica manchada a ficha do controlador", defende o Conselheiro Isaías Lopes.

Para o presidente da AUDICOM-MT, Angelo Silva de Oliveira, a normatização das prerrogativas dos controladores internos será um significativo passo de fortalecimento da categoria. "O controlador interno precisa de autonomia e segurança jurídica para atuar nos municípios. O controle interno não é uma invenção sem fundamento, trata-se de um instituto constitucional, que visa acima de qualquer coisa a correta aplicação do dinheiro público".

Direto da assessodia da Audicom-MT/ Vinícius Bruno

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet