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05/02/2019 às 11:39

Hospital Regional de Sinop consolida resultados positivos em 2018

Redação Leiagora

Ao longo de 2018, foram implantados diversos processos no Hospital Regional de Sinop (HRSINOP) que impactaram diretamente na melhoria da qualidade no atendimento à população, e apesar das adversidades enfrentadas no período, resultados positivos foram alcançados.

Já nos primeiros meses, a nova gestão do HRSINOP, organizou o setor de nutrição e dietética e fez a adequação do refeitório, oferecendo uma nova área de preparação e estoque de acordo com a legislação vigente, com abastecimento de gêneros alimentícios e material de limpeza, adequação do cardápio e implantação de café da manhã, almoço, jantar e ceia aos colaboradores.

Hoje no HRSINOP, os pacientes recebem seis refeições diárias diferentes, e essa alimentação passou a ser preparada de acordo com as especificações médicas e patologias de cada um. Outro diferencial na gestão é a disponibilidade da nutrição clínica, um dos serviços de assistência nutricional oferecidos no Hospital e que apresenta vários benefícios, como a redução de infecções, complicações, tempo de cicatrização e internação.

Bons resultados também foram alcançados através da implantação da nutrição e farmácia clínica, serviços inéditos na unidade que possibilitaram aos pacientes a assistência de profissionais trabalhando exclusivamente para acompanhar todo processo de nutrição e medicação de cada um dos pacientes, de forma a garantir sua utilização correta e adequada.

A autônoma Luzinete da Silva, de 32 anos, está internada na clínica cirúrgica e diz que a comida não parece de Hospital, e que a atenção de todos é o maior conforto para quem busca saúde no HRSINOP. "Se não fosse o carinho e a dedicação das pessoas que aqui trabalham eu não teria suportado. Houveram dias em que eu estava triste e me fizeram sorrir, e dias em que eu quis comer algo diferente e fui atendida?, conta.

"A alimentação do Hospital é uma coisa que eu nunca tive na vida e nunca vi nos Hospitais que já fui, são seis refeições por dia que eu tenho aqui e depois que eu sair, vou tentar manter minha alimentação certinha para o meu coração ficar 100% logo", conta aos risos, o paciente cardíaco José Firmino da Silva, de 57 anos.

A equipe da cozinha também recebeu treinamentos do cozinheiro-chefe da empresa de nutrição e teve a supervisão de nutricionistas durante o preparo das refeições, para que mantivessem o aporte calórico necessário a cada paciente.

Administrativo informatizado e eficiente

O setor administrativo foi informatizado e está mais eficiente no Hospital Regional de Sinop. A implantação do Sistema Wareline otimizou processos administrativos com os módulos de patrimônio, farmácia, financeiro, tecnologia da informação, compras e estoque, além da implantação do prontuário eletrônico, utilizado pela primeira vez na gestão do HRSINOP, sinônimo de controle e eficiência.

"Os processos de aquisição e contratação seguem agora rigoroso critérios para execução, mediante o estabelecido no regulamento de Compras, Contratação de Obras e Serviços, o mesmo ocorreu com as admissões de colaboradores. O RH da Unidade, em conjunto com o setor de Educação Continuada, promoveu treinamentos específicos acerca da rotina hospitalar, garantindo mais informação, crescimento profissional e segurança ao colaborador" explica a colaboradora Gabriela Vieira de Almeida, que atua na secretaria administrativa.

E para aumentar a segurança do trabalhador, foram desenvolvidos sistemas organizacionais internos e contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho e Saúde Ocupacional.

Atendimento humanizado

Um dos projetos que tiveram destaque na administração foi a Comissão de Humanização do HR, responsável por organizar atividades bem como acompanhar todos os processos de assistência do paciente durante todo processo de internação até o momento da alta. A humanização do atendimento é reconhecida pelos pacientes.

A adolescente T. M. F, de 17 anos,  foi trazida pelo Corpo de Bombeiros até o Hospital em trabalho de parto e deu à luz a pequena Alice no Box de Emergência do Hospital. Ela conta que desde o momento que chegou à unidade, se sentiu segura pela forma como foi recebida. "Só tenho um sentimento o de gratidão, são pessoas extremamente preparadas e pacientes com a gente".

Campanhas 'Setembro Amarelo', 'Outubro Rosa', 'Novembro Azul' e demais datas importantes do calendário de saúde também foram realizadas com o objetivo de aumentar a interação e disseminar informação a toda comunidade hospitalar.

Infraestrutura

Durante toda a nova gestão, o setor de manutenção predial e engenharia clínica foram os responsáveis por analisar indicadores e planejar as melhorias de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados. Entre as ações estão as readequações do refeitório, diagnóstico de infraestrutura, levantamento e manutenção corretiva e preventiva de equipamentos médico-hospitalares e regulação de ar comprimido. A engenharia clínica também foi responsável pela calibração e manutenção de equipamentos de suporte à vida.

Ao todo foram 3.783 intervenções realizadas no período de dezembro/2017 a dezembro/2018, sendo elas: corretivas, preventivas, reformas,  abastecimento,  desativações, instalações  e transferências, além de tratamento de água limpeza e desinfecção dos reservatórios de água, gases medicinais e estrutura elétrica.

Reforma

O Instituto Gerir assumiu o projeto do Hospital Regional de Sinop com desafio de gerenciar o Hospital e revitalizar o setor de emergência da unidade. Por se tratar de um prédio antigo, que foi crescendo de maneira irregular, sem plantas, a tarefa foi muito mais complexa, até porque o Hospital manteve seu funcionamento normal durante o processo.

A emergência conta agora com salas vermelha, amarela e leitos de observação, contemplando isolamentos, áreas comuns, área para endoscopia, auditório, ampla recepção, que de 25 lugares passou para 70, área completa para serviço de ortopedia devidamente climatizados e seguindo todas as normas e protocolos de atendimento, que proporcionarão um atendimento de qualidade aos pacientes que ali serão assistidos.

Houve também a revitalização externa de toda área, manutenção de grupos geradores e regularização do recorrente problema de rede de esgotos da unidade, com implantação de uma Estação de Tratamento que libera rejeitos tratados livres de contaminação.

Demais serviços essenciais para o pleno funcionamento da unidade também foram efetivados, como serviços de coleta de resíduos, implantação de segurança patrimonial, reabastecimento de medicamentos e manutenção da infraestrutura do Hospital.

"Posso dizer que entre altos e baixos, conseguimos tocar o coração das pessoas justamente pelo fato de termos conseguido ir muito além do que a condição permitia e conquistar resultados positivos em meio às dificuldades. A equipe multidisciplinar desse hospital também fez a diferença na consolidação de todos os resultados", destaca Silvério Cardoso Neto, gestor da administração pelo Instituto Gerir.

O administrador destaca ainda que todas as decisões tomadas foram pautadas no contrato de gestão firmado com o Governo do Estado e que se encerra hoje, dia 31 de janeiro e completa que, ?mesmo com dificuldades financeiras, que acarretaram atrasos salariais e outros problemas, conseguimos manter o Hospital funcionando, atendendo os pacientes com qualidade e obter resultados positivos e implantar processos e serviços que antes não existiam. O balanço com certeza é positivo?, finaliza.

Direto da assessoria, L2M Comunicação Integrada

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