Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:37:36
informe o texto

Notícias / Geral

06/02/2019 às 13:00

Pitaya: conheça todos os benefícios da fruta

Redação Leiagora

Quem tem o hábito de frequentar feiras ou supermercados já deve ter reparado que, ultimamente, uma frutinha vermelha e com aspecto espinhoso tem aparecido em meio a outras tradicionais, como a manga, o limão e a laranja. Nos últimos tempos, a pitaya tem feito um verdadeiro sucesso nas mesas dos brasileiros.

Trata-se de uma fruta originária da América Central que está cada vez mais presente nas dietas, já que concentra poucas calorias e, apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar. Assim, serve como matéria-prima para diversas receitas como tortas, iogurtes, sorvetes, geleias e até mesmo como acompanhamento da salada.

Consumo

No Brasil, as versões mais consumidas são a de casca rosa com polpa avermelhada e a de casca rosa com a polpa branca. Esta última é fácil de encontrar. Mesmo com reduzidas calorias, a pitaya possui uma boa quantidade de nutrientes, com destaque para a vitamina C e as do complexo B.

Benefícios

A pitaya é uma excelente fonte de antioxidantes, que colabora para o combate ao envelhecimento da pele. Além disso, ela fortalece a imunidade do organismo graças às altas quantidades de ômega 3 e 6, magnésio, cálcio e vitaminas.

De quebra, funciona quase como um moderador natural do apetite, aumentando a sensação de saciedade e reduzindo a vontade de comer.

Uso cosmético

Há também alguns benefícios para a beleza. Para peles com problemas de acne, a pitaya pode ser aplicada em forma de máscara. Basta cortar um pedaço da fruta e amassar até obter uma pasta homogênea, aplicando posteriormente no rosto. Após alguns minutos, basta retirar com água.

Já para queimaduras de sol, é possível fazer uma máscara com a pitaya amassada, suco de pepino e mel. Esta mistura tem um efeito parecido com o da babosa, oferecendo bastante hidratação e vitaminas para proteger a área afetada.

Seu efeito nos cabelos é mais efetivo para quem realiza tratamentos químicos ou coloração. Basta aplicar o suco da pitaya no couro cabeludo para manter os folículos capilares abertos e permitir que os fios respirem melhor e ganhem mais maciez.

Direto da Redação, Anderson Firmino/ Estadão Conteúdo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet