Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:30:13
informe o texto

Notícias / Variedades

07/02/2019 às 13:38

Jair Rodrigues ganha documentários inéditos e shows pelos seus 80 anos de nascimento

Redação Leiagora

Ontem, 6 de fevereiro, foi comemorado o 80º aniversário de nascimento do irreverente cantor da Música Popular Brasileira, Jair Rodrigues. A data dá início à série de homenagens dos herdeiros Jair Oliveira e Luciana Melloao artista e abre contagem regressiva pelo seu centenário em 2039, por meio de uma série de lançamentos. Para este ano, as novidades incluem produção de dois documentários biográficos inéditos e shows.
Luciana Mello explica que o objetivo do projeto é resgatar a obra de Jair Rodrigues, tornando a sua música acessível a todos os públicos, desde contemporâneos a nova geração, que talvez não conheça o legado de 55 anos do artista. Ela adianta que há dois documentários inéditos em produção que deverão chegar ao circuito comercial a partir do final deste ano.
Produzido por Confeitaria de Cinema com direção de Rubens Rewald, ?Deixa que Digam? vai narrar as características marcantes de um dos mais importantes cantores da história da música brasileira. Do sorriso franco à alegria contagiante, do samba à MPB, do rap ao sertanejo, a obra mostrará a popularidade de um dos mais versáteis e anárquicos intérpretes brasileiros. O documentário encontra-se em fase de filmagens e inclui entrevistas de Jair Oliveira e Luciana Mello.
?Jairzão ? O Documentário? pretende resgatar a trajetória do artista retratado, por meio do olhar dos filhos Luciana Mello e Jair Oliveira. O roteiro acompanhará as origens familiares desde Igarapava, no interior paulista onde nasceu, até a chegada à capital São Paulo, que culminou no sucesso pessoal e profissional. O documentário é uma coprodução da Santa Rita Filme e Cantarolar Produções com produção executiva de Marcelo Braga e direção de Alexandre Sorriso. Encontra-se em captação de recursos com início de filmagens previstas para o primeiro semestre deste ano.
Hoje, 6,  a cantora subirá pela segunda vez (primeiro show foi ontem, 5) ao palco do Theatro NET, em São Paulo, ao lado do irmão para show-tributo com releituras de clássicos e últimos sucessos que ganharam interpretação marcante do pai. As apresentações são acompanhadas por banda formada por violões, cavaco, bateria, percussão, baixo e teclado, com produção da S de Samba. Em São Paulo, os shows têm patrocínio exclusivo da HP. A marca promoverá o seu posicionamento institucional ?Reinvente memórias? imprimindo fotos do cantor com tecnologias Tanque de Tintas, Látex e cartucho, que irão compor memórias de momentos icônicos da vida e carreira do homenageado.
?O início como ?crooner? das noites, a sua consagração como intérprete da música brasileira e versatilidade que lhe permitia passear pela bossa nova, sertanejo, seresta e samba. Vamos celebrar todas essas fases marcantes do nosso pai nos shows?, comenta Jair Oliveira. ?Dentro de nossa proposta de promover acessibilidade musical de Jair Rodrigues, pretendemos levar esse espetáculo a outras capitais brasileiras?, adianta Luciana Mello.
?As letras das músicas, além da própria figura do Jair Rodrigues, são bastante visuais e de interesse popular. Por isso, estamos abertos a desmembrar o projeto em diversas linguagens, que vão desde musical para teatro, cinebiografia, exposição interativa e licenciamentos em geral?, explica Jair Oliveira.
Rádios brasileiras
Um levantamento inédito conduzido pela Playax, empresa de inteligência estratégica para o desenvolvimento de audiência, revela quais as músicas mais tocadas e ouvidas de Jair Rodrigues nas rádios brasileiras desde o seu falecimento em 2014 até janeiro de 2019. As interpretações originais do auge do sucesso por volta da década de 1960 e as diversas parcerias musicais, os ?feats?, realizados ao longo da carreira estão em maior evidência.
O ranking das músicas mais ouvidas e tocadas avalia a programação musical das rádios pesquisadas, considerando as variáveis execuções (plays) e pontos de audiência. Um ponto de audiência equivale a um público estimado entre 1.000 e 1.500 ouvintes. Esses pontos levam em conta a potência da rádio, a densidade demográfica da região, o horário em que houve a detecção e a popularidade da emissora.
Cinco músicas mais ouvidas
MÚSICA
PONTOS DE AUDIÊNCIA
PLAYS
Disparada
8.569
24.749
Deixa isso pra lá
3.295
6.885
Majestade O Sabiá (com Chitãozinho e Xororó)
3.284
15.117
Consolação
2.016
523
Foi um rio que passou em minha vida (com Baby do Brasil)
1.321
1.705
Cinco músicas mais tocadas
MÚSICA
PONTOS DE AUDIÊNCIA
PLAYS
Disparada
8.569
24.749
Majestade O Sabiá (com Chitãozinho e Xororó)
3.284
15.117
Deixa isso pra lá
3.295
6.885
Foi um rio que passou em minha vida (com Baby do Brasil)
1.321
1.705
Majestade O Sabiá (Jair Rodrigues)
1.158
1.570
O levantamento foi feito a partir de 3.562 emissoras de rádios de 1.914 cidades de todo o Brasil (capitais, regiões metropolitanas e interiores). O ranking completo com 20 músicas mais ouvidas e tocadas segue neste link.
Sobre Jair Rodrigues
Nascido em Igarapava, no interior paulista, Jair Rodrigues Oliveira teve diversas profissões antes de atingir a fama, como cantor, engraxate, mecânico e pedreiro. Iniciou a carreira musical como ?crooner? na década de 1950 em São Carlos, no interior paulista, chegando a participar de festivais de calouros em rádios e, posteriormente, no início da década de 1960, em televisões da capital paulista. Já famoso, em 1964 apresentou o programa ?O Fino da Bossa? ao lado de Elis Regina, na TV Record e, em 1966, venceu o II Festival da Música Popular Brasileira com a canção ?Disparada?.
Gravou mais de 40 discos ao longo da carreira, sendo que seu primeiro LP ?O samba como ele é?, de 1964, fez sucesso com o samba ?O morro não tem vez??, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. É considerado o primeiro rapper brasileiro pelos versos declamados de ?Deixa isso pra Lá?, de 1960. Jair Rodrigues faleceu em 8 de maio de 2014, deixando para os fãs o seu último trabalho inédito na música produzido pelo filho, o CD duplo ?Samba Mesmo?, lançado pela Som Livre.
Direto da assessoria, Casa do Bom Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet