Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
12:08:02
informe o texto

Notícias / Geral

07/02/2019 às 19:00

Dash: dieta específica para hipertensos ajuda também com a balança

Redação Leiagora

Quem sofre com a hipertensão, sabe que os cuidados com a alimentação devem ser intensos. Com isso, existe até uma dieta específica para estas pessoas. A dieta Dash (Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou Dieta de Abordagens para Parar à Hipertensão, em tradução livre) surgiu através de um estudo realizado em universidades dos Estados Unidos. A pesquisa avaliou o efeito da alimentação sobre a pressão arterial.

Inicialmente, essa dieta tinha o objetivo de reduzir a pressão arterial de pacientes hipertensos. Entretanto, recentemente, surgiu uma variação com redução calórica, que auxilia na perda de peso, além de melhorar o perfil metabólico de pacientes com síndrome metabólica. Ou seja: seus benefícios podem ser ainda mais amplos.

Atenção

Cabe ressaltar que essa dieta não limita apenas a ingestão de sódio, mas também de gordura saturada e colesterol, "vilões" de doenças cardiovasculares. Carnes vermelhas, alimentos industrializados, embutidos, doces, bebidas açucaradas e álcool devem ser evitados.

Cardápio

Os alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades são aqueles ricos em proteínas, fibras, potássio, magnésio, cálcio e gorduras insaturadas, como frutas, legumes e verduras, grãos integrais (aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa), leite e derivados desnatados, gorduras boas (castanhas, amendoim, nozes, avelãs e azeite), além de carnes magras (preferência por peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas).

Além disso, praticar atividade física regularmente também ajuda a reduzir a pressão arterial e controlar o peso, auxiliando na melhora geral da saúde.

Vantagens

Ter sido criada por cientistas por meio de estudos e experimentos em seres humanos é uma das grandes vantagens da dieta Dash. Outro benefício: o plano de alimentação inclui principalmente ingredientes saudáveis. A forma de preparação também influencia.

Cuidado

A grande desvantagem da dieta Dash é que o plano alimentar é restrito a um grupo específico de pessoas. Caso não seja hipertenso, o indivíduo pode necessitar de diferentes nutrientes e quantidades.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet