Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:57:18
informe o texto

Notícias / Esporte

11/02/2019 às 13:00

Dicas para escolher o tênis certo para correr

Redação Leiagora

O ingresso no universo das corridas de rua traz uma dúvida comum: como escolher o tênis ideal? Com tantas opções no mercado, fica difícil saber o melhor modelo. Afinal, cada pessoa precisa de um específico. Para fazer a escolha certa, basta seguir algumas orientações.

Na hora da compra, deve-se ter em mente que, mais do que beleza, marca e cor, o ideal é: calce bem e esteja de acordo com os objetivos propostos. O tênis para corrida tem, basicamente, duas funções: proteger os pés do esforço das passadas e permitir que o corredor desenvolva o máximo do seu potencial.

Impacto

Esse tipo de calçado é projetado para dispersar o impacto que o atleta recebe constantemente quando os pés tocam o solo durante a atividade. A força do impacto gerada por esses choques (da batida do pé contra o piso) chegam a até três vezes o peso do corredor. Por isso, o sistema de amortecimento deve ser muito eficiente, para evitar problemas nas articulações, uma vez que o seu corpo ainda não está preparado para receber a sobrecarga.

Flexibilidade

Outro fator indispensável quando pensar em como escolher um tênis de corrida é a flexibilidade na parte frontal do solado, o que melhora a aderência, aumenta a sensibilidade e garante conforto durante a atividade.

Preocupações

O conforto do calcanhar é uma preocupação. Ele deve estar encaixado e confortável no calçado, não apertado, de modo que seja possível deslizar os pés para fora dele mesmo com os cadarços no lugar (mas não amarrados). Passar os cadarços até os últimos ilhós (furinhos) minimiza as chances de o pé escorregar.

A parte de cima do tênis deve ficar confortável e segura em volta do peito do pé. Caso haja pressão ou aperto nessa área, é porque precisa de mais espaço. Quanto ao comprimento, os pés incham e alongam durante uma corrida. Então, tenha certeza de que há um espaço de um polegar entre seu maior dedo do pé (nem sempre é o dedão) e o fim do tênis.

Quanto à flexibilidade, o calçado deve dobrar e curvar ao longo da mesma linha que o pé. Um ponto de flexão não bem alinhado pode levar à dor no arco do pé ou um problema como a fascite plantar (processo inflamatório).

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet