Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
23:32:09
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

12/02/2019 às 13:29

Investigado em esquema de desvio de dinheiro da Seduc, Maluf nega afastamento da AL

Fernanda Leite

Investigado no esquema de desvio de dinheiro público da Secretaria de Educação (Seduc), o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), nega que haja algum pedido de seu afastamento do mandato . Ele classificou as informações veiculadas de ?baixo nível?.

Maluf alega que os ataques seria por causa de seu interesse em ocupar à vaga de conselheiro do Tribunal de Constas do Estado (TCE). ?Nível baixo que está sendo levada a disputa por uma indicação ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso?, criticou

Já o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso julgará no próximo dia 14  a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), por corrupção passiva (20 vezes) e embaraçamento da investigação.

O advogado do deputado, Hélio Nishiyama, também alega que não ocorreu pedido de afastamento.

?Na condição de advogado do Deputado Estadual Guilherme Antonio Maluf nos autos n. 128660/2017, em curso no TJMT, esclarec?o que a petic?a?o n. 856/2019, subscrita pelo Dr. Anto?nio Sergio Cordeiro Piedade, Coordenador do NACO, juntada aos autos na data de 11/02/2019, refere-se ao parecer do Ministe?rio Pu?blico Estadual em relação ao nosso pedido formulado em 01/02/2019, portanto, na?o se trata de pedido formulado pelo Ministe?rio Pu?blico Estadual de afastamento do cargo de Deputado Estadual?, disse por meio de nota?, disse a defesa por meio de nota. O Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO ? Criminal), que atua nos processos relacionados à Operação Rêmora, encaminhou uma nota informando que não houve qualquer pedido de afastamento do parlamentar.

Operação Remôra

O deputado Guilerme Maluf foi acusado de integrar o núcleo de liderava a organização que estava dentro da Seduc e ainda, sendo beneficiário direto de parcela da propina arrecadada.

O MP acusa ainda, o parlamentar de usar as influências políticas proporcionadas pelo cargo para promover as articulações necessárias para ampliar os esquemas voltados para solicitação e recebimento de propinas.

Conforme o MPE, no núcleo de liderança da organização tinha ainda a participação do ex-secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto Filho.

Na primeira fase da operação, foram 4 pessoas  tiveram  mandados de prisões decretadas: os ex-servidores da Seduc, Fábio Frigeri, Moisés da Silva e Wander Luiz dos Reis; e o empresário Giovani Guizardi, dono da construtora Dínamo, apontado como a pessoa responsável por arrecadar a propina paga pelos empreiteiros.

Ao todo, 22 pessoas foram denunciadas pelo MPE suspeitas de participarem de  fraudes em licitações, entre empresários do ramo da construção e servidores públicos. Eles respondem pelos crimes de constituição de organização criminosa, formação de cartel, corrupção passiva e fraude em licitação.

íntegras das notas 

Deputado estadual Guilherme Maluf 

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) recebeu com estranheza, via imprensa, a notícia de um pedido de afastamento do seu mandato feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) no âmbito da operação Rêmora. A defesa do parlamentar, sob o advogado Hélio Nishiyama, esclareceu que não existe qualquer pedido de afastamento do parlamentar de suas funções.

?Na condição de advogado do Deputado Estadual Guilherme Antonio Maluf nos autos n. 128660/2017, em curso no TJMT, esclarec?o que a petic?a?o n. 856/2019, subscrita pelo Dr. Anto?nio Sergio Cordeiro Piedade, Coordenador do NACO, juntada aos autos na data de 11/02/2019, refere-se ao parecer do Ministe?rio Pu?blico Estadual em relação ao nosso pedido formulado em 01/02/2019, portanto, na?o se trata de pedido formulado pelo Ministe?rio Pu?blico Estadual de afastamento do cargo de Deputado Estadual.

Cuiaba?-MT, 12 de fevereiro de 2019?, enfatizou Nishiyama.

Guilherme lamentou o nível baixo que está sendo levada a disputa por uma indicação ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e se colocou, como sempre, confiante no trabalho da Justiça.

MP

ESCLARECIMENTO

O Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO ? Criminal) , que atua nos processos relacionados à Operação Rêmora, informa que não houve qualquer pedido de afastamento do deputado Guilherme Maluf.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet