Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:45:45
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

15/02/2019 às 19:51

Presidente da raça Nelore em MT afirma que estado precisa de "incentivos e não impostos" para sair da crise; vídeo

Bruno Bortolozo

 vídeo

O presidente da Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso, Breno Molina, concedeu entrevista ao LTV/Leiagora e reclamou da taxação do agronegócio no estado. "Em Mato Grosso nós somos em torno de 100 mil criadores. Mais de 80% tem no máximo 290 cabeças, então são pequenos produtores. Essa elevação dos impostos que aconteceu agora no início do governo, impacta muito mais no pequeno produtor."

Além disso, Molina criticou a dificuldade que investidores encontram para abrir empresas em Mato Grosso, por causa dos altos impostos. Na visão dele, esse fator, somado à taxação e a dificuldade de logistica, dificulta o desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao processo de industrialização da matéria prima produzida no estado. "Precisaria de mais incentivos, menos impostos e não o que está acontecendo agora."

 

Raça Nelore

A Nelore é uma raça de gado zebuína, muito bem adaptada no Brasil e representa cerca de 80% dos animais criados no país. De acordo com Breno Molina, foi justamente essa adaptação fácil ao clima brasileiro, que fez com que a Nelore se tornasse tão popular nacionalmente. ?Nós somos um país tropical, de elevadas temperaturas e raça Nelore foi a que melhor se adaptou no Brasil, é uma raça rústica e uma raça funcional, por isso ela é muito utilizada por aqui, porque ela dá um retorno muito bom e não precisa muito cuidado, é um animal muito adaptado a pasto.?

Outra vantagem da raça é justamente essa questão de ser tratada com pastagens. ?Você pode criar a raça da maneira mais natural possível. A carne criada a pasto tem um sabor diferenciado, uma qualidade superior, é muito apreciada no mercado?, conta Molina.

Atualmente Mato Grosso tem em torno de 30 milhões de cabeças de gado Nelore, enquanto o Brasil tem 200 milhões de cabeças. ?A raça Nelore representa cerca de 90% desses animais, entre Nelore puro e a mistura dessa com outras raças. Nós somos o maior produtor de carne do Brasil?, garante Breno.

A Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso, presidida por Breno, é atualmente uma entidade que busca cada vez mais dar qualidade ao gado da raça. ?Promovemos eventos pra fortalecer a raça. Trabalhamos focados principalmente no melhoramento genético. Temos provas que vão nesse sentido, como provas de grande peso, julgamentos, funcionais. Então estamos sempre buscando o melhoramento dentro do que existe de melhor no mercado.

https://www.youtube.com/watch?v=Yyk3-83ko9c&t=243s

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet