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17/02/2019 às 15:49

Energisa é líder no ranking de reclamações do Procon

Josiane Dalmagro

De 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2018, a Superintendência Estadual de Defesa do Consumidor, Procon-MT, realizou 29.045 atendimentos.

Os dados constam no Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), onde o consumidor fez sua reclamação de forma presencial, nos postos de atendimento Procon-MT e pela ferramenta de atendimento on-line.

O atendimento presencial registrou como primeiro lugar Serviços Essenciais, com 11.734 reclamações. Dentre eles, estão inclusos nessa área está o setor de ?energia elétrica?, liderando com 5.787 reclamações. Seguido pelo de ?água e esgoto?, com 3.236 atendimentos, e ?telefonia celular?, com 1.663.

Não foi nenhuma surpresa que a empresa Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia liderasse o grupo de empresas mais reclamadas, já que isso também ocorreu em pesquisas anteriores.

De acordo com os dados, em 2018, Enegisa somou 4.347 registros de reclamações. Em segundo lugar no ranking das dez piores está a empresa Águas Cuiabá S.A, com 2.436 reclamações, seguida Claro S.A que fechou o ano com 1.175 registros.

Nas dez mais há ainda a Telefonia Brasil S.A, com 660 registros; a empresa OI S.A, com 588; a Tim celular S.A, com 314 reclamações; a Via varejo S.A, com 297 registros; a Caixa Econômica Federal, que obteve 273 reclamações; o Banco do Brasil, com 249 e a SKY Brasil Serviços LTDA, com 232 registros.

Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping e da Assembleia Legislativa.;

O raking também realiza a pesquisa por temas

No quesito Assuntos financeiros há 3.285 registros. O setor ?Banco comercial?, teve 900 registros e ?cartão de crédito?, teve 716 atendimentos. Já o ?cartão de loja?, recebeu 415 reclamações.

Produtos estão em terceiro no ranking, com 2.960 reclamações. Os ?combustíveis automotivo (gasolina álcool, diesel, gás)? ganham entre os três mais reclamados, com 417. ?Carro nacional zero (montador)?, está em segundo, com 392 registros, e ?Telefone (convencional, celular, interfone, etc)? segue com 348 registros.

Serviços Privados ficou em quarta posição, alcançando 213 registros. O setor de ?Escola (pré, 1°, 2° graus e superior)? lidera as reclamações com 417 registros; ?TV por assinatura ( cabo, satélite, etc)? alcançou 358 registros, e ?Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc)? fechou com 334 atendimentos.

Em quintao lugar está a Saúde, que fechou 2018 com 483 registros. Já o setor desta área que mais obteve reclamações foi o de ?Farmácia e drogaria?, com 154 registros. ?Plano de saúde regulamentado? teve 125 registros, e já o setor de ?Convênio de assistência médica odontológica? finalizou com 50 registros.

Alimentos ficou na sexta posição, com 213 reclamações, sendo o setor de ?Farináceos (fubá, polvilho, etc)? obteve 60 registros; ?Bebidas alcoólicas? 24 registros; ?Massas? com 19 registros. Já em sétimo lugar vem Habitação, com 156 registros. Ficando o setor de ?Incorporação (construtoras e incorporadoras)?, com 56 registros; ?Condomínio? com 55 reclamações, e em terceiro ?Loteamento?, com 34 atendimentos.

Atendimento online Em 2018 foram registradas 11.257 reclamações em Mato Grosso, confira as principais áreas.

1°) Telecomunicação: 4.587 2°) Serviços financeiros: 3.764 3°) Produtos de telefonia e informática: 1.219 4°) Transportes: 476 5°) Demais produtos: 422 6°) Produtos eletrodomésticos e eletrônicos: 356 7°) Demais serviços: 298 8°) Saúde: 58 9°) Turismo/ viagens: 31 10°) Alimentos: 16 10°) Educação: 16 11°) Água, energia e gás: 14

Direto da redação, Josiane Dalmagro, com informações da assessoria

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