Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
15:23:52
informe o texto

Notícias / Geral

18/02/2019 às 15:30

Subir escadas melhora postura e queima calorias

Redação Leiagora

A prática de subir escadas pode ser um exercício? Sim e dos bons. Para uma série de objetivos, tem muita utilidade. Entretanto, como em qualquer treino, é preciso tomar alguns cuidados. Simplesmente achar uma escada e sair subindo e descendo não vai trazer resultados, mas pode causar lesões.

O treinamento em escadaria é uma estratégia ótima, se bem executada. O primeiro ponto é a postura. Deve-se subir os degraus com o tronco ereto, as escápulas contraídas e mantendo as curvaturas da coluna. Muitas pessoas têm dificuldades em executar a tarefa sem olhar para baixo. Por isso, é importante começar lentamente, para que o corpo vá se adaptando ao movimento.

Para quem é indicado?

Esse tipo de treino pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, porém, quem sofre com algum problema físico deve ter cuidado redobrado. Tanto para subir, quanto para descer, pessoas que possuem qualquer limitação articular ou lesão devem evitar esse tipo de atividade.

É importante também usar um tênis adequado, de preferência com um bom sistema de amortecimento. Por ser natural que a ponta do pé tenha o primeiro contato com o solo, esta parte do tênis precisa de um bom amortecimento. Fora isso, não tem segredos.

Benefícios

Subir escadas é um exercício altamente intenso. Temos uma projeção vertical que faz com que o corpo precise fazer mais força para a movimentação. Neste sentido, a atividade é fantástica para objetivos como emagrecimento e melhora do condicionamento físico.

E emagrece, se o exercício for feito da maneira correta. Primeiramente, porque é um exercício intenso, com alta queima calórica. Segundo, pois melhora o condicionamento aeróbico, que vai influenciar diretamente na queima de calorias. O ideal é que sejam, pelo menos, três treinos por semana. Se for por tempo, com intensidade moderada, o ideal é praticar por, pelo menos, 30 minutos.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet