Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:29:21
informe o texto

Notícias / Geral

20/02/2019 às 07:46

Veja como o macarrão pode contribuir para uma dieta saudável

Redação Leiagora

Há quem diga que os carboidratos são os vilões da vez. Entretanto, a exceção é o macarrão, que pode sim fazer parte de uma alimentação saudável. Afinal, o alimento, por si só, não contribui para o aumento de peso ou ganho de gordura corporal.

Ao contrário da maioria dos carboidratos "refinados", como o açúcar, que são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea, o macarrão tem um baixo índice glicêmico. Ou seja, não eleva muito o açúcar no sangue e não estimula a produção de gordura.

Glúten

Para quem não tem restrições ou problemas em relação ao glúten, o trigo integral é uma melhor opção não apenas em relação aos produtos refinados, como também do que as massas que são feitas com arroz integral ou espelta (trigo-vermelho).

Enquanto isso, o macarrão feito à base de milho é isento de glúten, possui zero teor de sódio, não contém colesterol e gordura trans e, por isso, é uma opção saudável e saborosa para o dia a dia.

E os molhos?

Existem algumas opções bem interessantes. O sugo, por exemplo, é o mais saudável e menos calórico. Leva tomate, alho, cebola, azeite e manjericão e é uma opção ótima para a saúde por causa do licopeno encontrado no tomate. Já o pesto, por sua vez, feito com manjericão, alho, azeite de oliva e pinoli (que pode ser substituído por castanhas ou nozes). O manjericão é rico em magnésio, que auxilia o sistema cardiovascular.

Enquanto isso, o alho e óleo é opção bem interessante, uma vez que o alho possui vitaminas A, B1, B2 e C, e minerais como cálcio, enxofre, iodo, magnésio, selênio, sódio e o zinco. Seu maior efeito é o antioxidante. O funghi, tradicionalmente feito com cogumelos secos e molho branco, é rico em betaglucanas, que são substância que ajuda a potencializar o nosso sistema imunológico e ainda traz benefícios especiais para as mulheres.

O molho puttanesca leva azeite extravirgem, alho, pimenta dedo de moça, anchovas esmagadas, tomates, alcaparras e azeitonas, ricas em gorduras monoinsaturadas que protegem o sistema cardiovascular. Por fim, o alla siciliana é elaborado com tomate, berinjela, alho, manjericão e ricota. É muito saudável por causa da berinjela, fonte de vitaminas do complexo B, K e C, e nutrientes que ajudam a reduzir o colesterol.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet