Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:28:37
informe o texto

Notícias / Geral

21/02/2019 às 07:30

Mutirão de combate à dengue percorrerá 60 bairros de Sinop

Redação Leiagora

A Prefeitura de Sinop lançou, na manhã desta quarta-feira, 20, no bairro Daury Riva, a edição 2019 do Mutirão Contra a Dengue com foco na realização de vistorias, orientações aos moradores e recolhimento de materiais diversos e que funcionam como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A força-tarefa constituída por agentes das Secretaria de Saúde, Centro de Endemias, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) percorrerá cerca de 60 bairros da cidade nos próximos meses. Todos estes pertencem ao grupo de localidades com alta incidência do problema.

Durante o ato de abertura, a prefeita Rosana Martinelli lembrou que o compromisso do município é implementar estratégias e ações focadas no enfrentamento do mosquito. Entretanto, é pelo esforço popular e o engajamento da comunidade que os índices positivos são alcançados. Em Sinop, embora a situação da doença permaneça em uma esfera aceitável, pelos padrões da saúde pública, as 734 notificações da doença em 2018 e as 430 confirmações naquele ano demonstram a necessidade de uma parceria efetiva.

"Nós precisamos de uma ação conjunta, pois não conseguimos fazer sozinho. É uma conscientização da população não jogar latinha, o pet, a tampinha do pet. São detalhes e que todos nós, juntos, temos que fazer essa força tarefa", destaca Martinelli.

Durante todo o mutirão, a comunidade será convocada para levar para frente de suas residências materiais como latas, copinhos plásticos, papelões, pedaços de isopor, pneus, fogões e geladeiras velhas e que, normalmente, ficam depositados no quintal do morador ou são descartados de forma irregular em áreas públicas. Restos de massa verde e galhos de árvores não serão recolhidos. É preciso acompanhar a programação de trabalho para que os materiais sejam depositados, apenas, naquela semana ou mês em que as máquinas e profissionais estarão passando pelos bairros. O cronograma de coleta será disponibilizado no portal da Prefeitura de Sinop na internet (www.sinop.mt.gov.br).

Coordenador do Centro de Endemias, Cesário  Rocha frisa que o mutirão é uma das formas efetivas de se reduzir os números da dengue no município. Citando a edição de 2018, o profissional lembrou que, graças a esta proposta que, somada aos demais esforços realizados durante o ano, Sinop conseguiu baixar de 3,6% para 0,5% o índice de infestação do Aedes aegypti. Só no ano passado, 174 caçambas de materiais específicos foram retirados dos bairros durante os trabalhos.

"Reduzindo a incidência do Aedes também reduzirá a possibilidade de as pessoas contraírem as doenças transmitidas por esse mosquito e que são a dengue, a Zika e Chikungunya. A orientação é que as pessoas coloquem na frente de suas casas todo o material inservível e que está servindo como criadouro", frisou o técnico lembrando, também, que 110 profissionais vinculados às três secretarias estarão envolvidos no Mutirão Contra a Dengue.

Presente à solenidade de lançamento, a vereadora Professora Branca ponderou que, embora seja esta uma ação com foco na saúde, quando se fala em Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, a educação é uma palavra de ordem para êxito pretendido. "Os moradores são os principais atores nesta tarefa. A Prefeitura é coadjuvante. A questão da educação é extremamente importante, pois é através dos atos do conhecimento que você estará inibindo a proliferação do mosquito. Quero parabenizar todo o trabalho da Secretaria de Saúde e de Obras através da gestão da prefeita?, citou a parlamentar.

De acordo com o Centro de Endemias, a maior parcela dos focos de dengue registrados no município são encontrados nos quintais de casas.

Direto da assessoria da Prefeitura de Sinop

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet