Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
14:53:49
informe o texto

Notícias / Geral

22/02/2019 às 07:37

Maus hábitos podem desenvolver a dislipidemia

Redação Leiagora

Sedentarismo, alimentação cheia de gordura e açúcar, obesidade e estresse entraram e permanecem na rotina cada vez mais cedo, até mesmo das crianças. Esses hábitos trazem muitos riscos à saúde e, entre eles, mais chances de desenvolver uma doença desconhecida por muitos chamada dislipidemia.

Trata-se de uma doença caracterizada pelos altos níveis de lipídios no sangue, especialmente o colesterol e triglicérides. Em excesso, essas gorduras podem causar o entupimento de artérias, aumentando o risco de infarto e derrame.

Tipos

A dislipidemia tem dois tipos. A primária possui origem genética, mas pode ser desencadeada por maus hábitos, como sedentarismo e alimentação inadequada. Já a secundária decorre, em geral, de outras doenças, como diabetes descompensado, hipotireoidismo, obesidade, insuficiência renal e distúrbios alimentares, entre outras.

Na maioria dos casos, a doença não manifesta sintomas, provocando detecção apenas nos estágios mais avançados. Neste quadro mais grave, a dislipidemia pode se manifestar como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência vascular periférica, arteriosclerose, angina, entre outros problemas do sistema cardiovascular.

Aferição

Apenas o exame de sangue pode ajudar no diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares. Nesse exame, são medidos os níveis de colesterol total, LDL (o ruim), HDL (o bom) e triglicérides.

É bom quando os níveis do colesterol HDL estão acima de 60 mg/dL, pois é uma indicação de que o corpo está mais protegido. Se os triglicérides, no entanto, encontram-se acima dos 150 mg/dL, há maior risco de doença aterosclerótica coronariana. Já os níveis desejáveis de LDL variam para cada paciente e são considerados fatores como histórico familiar e estilo de vida.

Prevenção

A mais eficiente forma de prevenção da dislipidemia, ao lado de outros hábitos saudáveis, passa por uma alimentação adequada, com redução do consumo de alimentos de origem animal, como carnes e queijos amarelos; a opção por peixes e aves; evitar pratos prontos, congelados e frituras, entre outros.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet