Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:25:32
informe o texto

Notícias / Geral

25/02/2019 às 19:15

Entenda as principais categorias de vegetarianos

Redação Leiagora

Para quem pensa em parar de comer carne, é comum haver certa confusão quanto às dietas possíveis e os diferentes tipos de vegetarianos. A escolha feita quanto aos alimentos que serão restringidos serve para delimitar quatro categorias principais de vegetarianos. Esses grupos também explicam o que não cabe em nenhum deles, ainda que exista alguma forma de exclusão do consumo de animais.

Em uma explicação geral, o vegetarianismo é a restrição alimentar de todos os tipos de carnes. Ou seja, têm em comum o fato de não consumirem peixes, carnes vermelhas (carnes de mamíferos) ou brancas (geralmente aves) e outros animais marinhos. As diferenças começam, principalmente, na alimentação ou não de produtos que têm origem animal, como ovos, leites, queijos, iogurtes, gelatinas e outros.

A alimentação vegetariana faz parte de um grande debate. Entretanto, existe concordância sobre quais são os quatro tipos de vegetarianos fundamentais, que se tornam a base de comparação de todas as demais classificações.

Ovolactovegetarianos

Categoria mais moderada de vegetariano, é definida por conter restrições a todos os tipos de carne (não se come frango, peixe, frutos do mar ou carnes vermelhas), mas ainda permite o consumo de laticínios e ovos. É o tipo mais comum de vegetarianismo, principalmente porque permite uma alimentação mais abrangente.

Lactovegetarianos

Tampouco consomem qualquer tipo de carne, assim como os ovolactovegetarianos. A diferença está no fato de que excluem de sua alimentação os ovos e qualquer produto que os contenha, mas ainda se alimentam de laticínios. Está principalmente ligado a razões religiosas e, mesmo por isso, é predominante em países como a Índia.

Vegetarianos

Categoria que dá nome à classe, os vegetarianos não consomem nenhum tipo de carne e ainda retiram de sua dieta os laticínios, ovos e todos os produtos derivados de ambos.

Veganos

Além de não consumirem nenhum tipo de carne e muito menos laticínios, ovos e produtos derivados de animais - como bolos que utilizam leite e ovos, e alimentos como gelatina e mel - os veganos não fazem uso de nada que tenha origem animal em todas as áreas de sua vida, e não somente na alimentação.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet