Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
10:49:51
informe o texto

Notícias / Geral

26/02/2019 às 11:19

Unidade móvel oferece exames gratuitos de prevenção de câncer de mama e útero na Upa/Ipase

Redação Leiagora

A Unidade Móvel de Atendimento Sesc Saúde Mulher que está atendendo a população de Várzea Grande, desde o último dia 05 de fevereiro, no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) IPASE, faz um chamamento à população para a realização de exames preventivos para o câncer de colo de útero (CCO). Segundo a responsável técnica pela Educação em Saúde da unidade móvel, Giovana Golin, a procura pela mamografia desde o início dos atendimentos superou as expectativas, no entanto a meta da realização dos exames de CCO chega a pouco mais da metade estipulada, que seria de até 32 coletas por dia.

?O câncer de colo de útero apresenta alta incidência, mas também tem reais possibilidades de cura quando descobertos ainda no início, por isso a importância da realização do exame. Estamos atendendo pacientes encaminhadas pela unidades básicas, mas também a procura espontânea, ou seja, a paciente que deseja fazer o exame pode se dirigir até o caminhão que está aqui na Upa Ipase e já fazer o exame na mesma hora, sem precisar de agendamentos?, explica a educadora.

O caminhão equipado com consultórios e equipamentos de última geração atende das 8h às 17h. A unidade possui uma estrutura moderna e é acessível a portadoras de necessidades especiais. Além da assistência médica, serão realizadas atividades de educação em saúde em instituições de ensino do município durante o período em que a unidade móvel estiver no município.

Esse atendimento intensificado segue até março, mês da mulher.  Os exames de CCO são destinados à mulheres de 25 à 64 anos, já a mamografia a orientação é para as senhoras de 50 à 69, ou a partir dos 35 que contenha histórico de câncer de mama na família com parentesco de primeiro grau.

Geovane Renfro superintende da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande (SMS-VG), que está a frente da organização da ação no município, reforça que os atendimentos são gratuitos e os laudos serão emitidos pelo Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, uma das instituições mais renomadas no tratamento do câncer.

Silvana da Costa Nazário esteve na Upa Ipase, para levar a filha de 10 anos ao pediatra, viu a unidade móvel e resolver fazer o exame. ?Prático e cômodo esse serviço, principalmente para quem não tem tempo de ficar indo nas unidades, assim como eu. Gostei, e parabéns à iniciativa tanto para a prefeitura de Várzea Grande quanto para o Sesc?, disse Silvana.

Unidade Móvel: Com equipamentos de ponta, a estrutura interna da unidade Móvel Saúde Mulher consiste em consultório para realização de exames cito patológicos, sala equipada com mamógrafo digital e banheiro. Conta também com equipamentos multimídia e macro modelos para realização de ações de educação em saúde com escolares e com a comunidade.

Para realizar o atendimento às mulheres no Mamóvel, o Sesc conta com uma equipe multiprofissional formada por duas técnicas de radiologia, uma enfermeira, uma técnica de educação em saúde, um auxiliar administrativo atuando in loco, e ainda, equipe de apoio da administração regional, composta por técnico de manutenção, analista e médico responsável técnico.

Direto da Secom/VG - Letícia Kathucia 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet