Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
15:16:12
informe o texto

Notícias / Geral

27/02/2019 às 07:19

Dicas de alimentação para ajudar com o enjoo durante a gravidez

Redação Leiagora

Um dos sintomas mais comuns da gestação, com certeza, é o enjoo. Você pode ficar enjoada com algo que ama, seja um cheiro ou uma comida. Tão importante para a saúde da mãe e do bebê, a alimentação ajuda a amenizar esse mal-estar típico do começo da gestação.

Alguns fatores podem ser a explicação para esse sintoma tão comum, como a alteração hormonal, fadiga, sensibilidade olfativa e alteração da glicemia no sangue. A intensidade dos enjoos e vômitos varia de mulher para mulher. Algumas nem sofrem com esse problema.

Café da manhã

Como o enjoo é mais comum quando a grávida acorda, é importante que a primeira refeição do dia tenha alimentos mais "secos". Sugere-se uma maçã, torradas feitas com pão integral com um fio de azeite ou pouca manteiga clarificada.

Limão

Algumas mulheres ficam melhor quando consomem bebidas ácidas e geladas, como limonada ou chá. Usar o limão para temperar a comida também pode ser uma ótima maneira de minimizar os enjoos e vômitos.

Por sinal, um cuidado importante é evitar o excesso de líquidos, que piora a digestão e pode indiretamente agravar o problema. Para se manter hidratada, a dica é tomar água, água de coco e sucos naturais aos poucos. Fique atenta também a alguns alimentos, como frituras, doces, e alimentos com temperos e odores muito fortes, que agravam o enjoo.

Remédio caseiro

O gengibre pode ser consumido na forma de chá, no suco, em balas. Ele é um bom remédio caseiro porque estimula a digestão. Já a banana é rica em vitamina B6 (ajuda a evitar os enjoos) e em potássio (ajuda a controlar os vômitos).

Caqui e abacaxi ajudam a aliviar a ânsia e também são fontes de vitamina C, essencial para o fortalecimento da placenta e do sistema imunológico.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet