Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
04:32:31
informe o texto

Notícias / Geral

27/02/2019 às 15:01

Escolas de Mato Grosso não irão filmar alunos cantando Hino Nacional

Fernanda Leite

Apesar da prática de cantar o Hino Nacional nas escolas públicas e privadas ser uma rotina, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) emitiu uma nota alertando que não haverá filmagens nas instituições de ensino em Mato Grosso.

A polêmica surgiu depois que o mi­nistro da Edu­cação, Ri­cardo Vélez, en­ca­mi­nhou um e-mail a todas as es­colas do país pe­dindo que os alunos cantem o hino na­ci­onal e que o mo­mento seja gra­vado e en­viado ao Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC).

Na men­sagem,  o mi­nistro manda que as cri­anças cantem o hino, que  ter­mina com o slogan do go­verno ?Brasil acima de tudo. Deus acima de todos?.

O slogan fez parte da cam­panha pre­si­den­cial de Jair Bol­so­naro (PSL). Porém, de acordo com a Cons­ti­tuição Fe­deral, pre­visto no art. 37, a so­li­ci­tação do mi­nistro viola prin­cípio da im­pes­so­a­li­dade na ad­mi­nis­tração pú­blica.

Depois que o tema foi visto como algo negativo perante a sociedade, o ministro desistiu da ideia e admitiu que o uso do slogan foi um erro. No que tange às filmagens, deixou claro que elas só poderão ser feitas se autorizadas pelos pais.

"Percebi o erro e pedi que não usem mais a frase. No e-mail enviado às escolas, o Ministério também esclarece que qualquer imagem só poderá ser publicada se estiver dentro da lei. Ou seja, se contar com a autorização dos pais ? esclareceu, afastando a possibilidade de enquadrar a diretriz original como crime de responsabilidade, improbidade administrativa e uma afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA , Lei 8.069, de 1990)", disse durante entrevista coletiva.

Saiba mais: ?Pa­tri­o­tismo com hino sim, es­cola par­ti­dária não!?; Veja vídeo

Carta da Seduc-MT

Em relação à carta enviada pelo Ministério da Educação às escolas do país, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso informa que não foi comunicada oficialmente. No entanto, se posiciona contrária a tal ação e informa que as escolas da rede estadual não vão adotar tal procedimento, pois acredita que ao invés de fazer pactos político-partidários, é importante que se faça pactos pela melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado.

A Seduc acredita que tal ação deveria ser discutida com a comunidade escolar antes de ser adotada, pois a forma com que está sendo imposta vai contra os princípios da democracia e desrespeita a autonomia das escolas.

Em Mato Grosso, as escolas já trabalham, dentro do projeto político pedagógico, questões relacionadas à ética, cidadania, civismo, e cantar o hino nacional é uma prática que faz parte da rotina escolar, principalmente no início do ano letivo durante a acolhida aos alunos, mas isso é feito de forma espontânea e sem imposição alguma.

A Seduc deixa claro que não permitirá a gravação de vídeos com alunos no ambiente escolar e nem mesmo a leitura de cartas que pregam ideologia político-partidárias.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet