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Notícias / Agro e Economia

27/02/2019 às 18:01

Atoleiros a BR-163 no Pará deixam caminhoneiros de MT paralisados em filas

Bruno Bortolozo

Cerca de 10 quilômetros da BR-163, entre as regiões de Moraes de Almeida e Novo Progreso, no Pará, estão ocupados por centenas de carretas, caminhões e veículos pequenos por pelo menos quatros dias.

O problema ocorre porque no local não tem asfalto e com o período chuvoso os atoleiros são formados e impedem que os veículos trafeguem. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou no boletim diário que a interdição foi realizada na Serra da Anita por causa do tempo de chuva.

Na manhã desta quarta-feira (27), passaram 61 carretas com 9 eixos, 10 carretas com 7 eixos e 17 caminhões, enquanto no sentido ao Pará passaram 56 carretas com 9 eixos, 6 carretas com 7 eixos e 4 caminhões. Em Riozinho, no Pará, o tempo chuvoso, com trafegabilidade parcialmente interditada.

Fluxo parado no sentido norte. Passaram 18 carretas com 9 eixos, 7 carretas com 7 eixos e 6 caminhões. E no sentido sul passaram 242 carretas com 9 eixos, 39 carretas com 7 eixos e 12 caminhões. Já na Serra do Moraes, tempo seco, com trafegabilidade totalmente interditada nos dois lados.

Sentido ao norte foram registrados 75 carretas com 9 eixos, 35 carretas com 7 eixos e 11 caminhões. Por outro lado rumo ao sul, passaram 69 carretas com 9 eixos, 22 carretas com 7 eixos e 8 caminhões.

A fila de 8 km no sentido norte e 5 km no sentido sul. Essa inspeção na rodovia federal no Pará é diária e faz parte de uma estratégia integrada para o escoamento da safra 2018/2019. É um conjunto de medidas que foram definidas pelo Ministério da Infraestrutura e DNIT, em parceria com o Exército Brasileiro.

A ação começou no dia 2 de dezembro do ano passado e tem previsão de terminar em maio deste ano. Estão inseridas na operação a instalação de bases operacionais em três trechos da BR, nos pontos críticos entre os municípios de Novo Progresso e Moraes Almeida, a mobilização de mais de 900 pessoas de equipes do DNIT e do Exército, a implantação de sinalização específica para controle do tráfego e envio de mais de 40 veículos e equipamentos especiais.

Faltam asfaltar 49 quilômetros de rodovia. As obras de pavimentação estão dividias em dois lotes, sendo 3 quilômetros ao sul da Vila do Caracol e 46 quilômetros que são de responsabilidade do Exército, próximo a Moraes de Almeida.

Até agora já foram asfaltados, pelo DNIT, 658 quilômetros da via, que possuí o total de 707,4 quilômetros, desde a divisa de Mato Grosso até a entrada do porto de Miritituba.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

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