Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:55:59
informe o texto

Notícias / Geral

06/03/2019 às 14:28

A festa acabou, e agora? Dicas para o pós-carnaval

Josiane Dalmagro

A quarta-feira começa depois das 13h, mas para muitos foliões, o corpo ainda sentirá os resquícios da festa por mais alguns dias.

Muita ingestão de álcool, ficar em pé durante muitas horas, dançar mais do que o corpo está acostumado e dormir menos que o normal são apenas alguns exemplos dos excessos de carnaval.

Mas e agora, como se recuperar de praticamente uma semana de festa?

Recuperar o sono (ou pelo menos tentar)

Há teorias de que sono não se recupera, mas tentar dar um compensada nas horas perdidas pode valer a pena, já que o corpo, físico e mental, precisam do merecido descanso.

Pesquisas também já apontaram que o sono proporcionado pela ressaca é de péssima qualidade, então é bom aproveitar esta quarta-feira para ir cedo para cama.

Muitos litros de água para se hidratar

É hora de colocar para dentro do corpinho o dobro do que você bebeu e mais.

Acordou, água. No meio da manhã, mais água e assim o dia todo. Você pode inclusive colocar um alarme de lembrete (há aplicativos para isso também). Assim é possível conseguir recuperar toda a água perdida durante a bebedeira.

O médico Luiz Fernando Amorim afirma que, além da água também é benéfica a ingestão de sucos e repositores eletrolíticos, já que o corpo perde líquido, mas também perde minerais essenciais para o funcionamento.

?Água de coco, bebidas esportivas que não contenham estimulantes, água com limão e até  uma vitamina C pode ajudar na recuperação e naquele incômodo da ressaca e dor de cabeça?, explica.

Há, inclusive um documentário na Netflix que realizado um experimento sobre os impactos do álcool no corpo, ?A verdade sobre o Álcool?, que retrata o assunto.

Um chá também é uma dica valiosa. Especialmente se for com alimentos que fazem bem ao estômago e fígado, como gengibre e boldo.

Comida saudável e leve

Comer bem é algo que deveria ser feito todos os dias, mas já que entre o real e o ideal há uma distância imensa, ao menos nesse período, para quem deseja revigorar as forças perdidas e perder os quilos encontrados, é um bom momento para pensar em uma reeducação alimentar ou ao menos, uma desintoxicação, comendo alimentos leves e com riqueza de nutrientes, otimizando a recuperação.

Repolho, couve, couve-flor, brócolis, couve-de-bruxelas são vegetais que atuam para desintoxicar o fígado depois de uma noite bem bebida e dão certo com muitos pratos.

E a festa, cadê?

Para amenizar o vazio que fica depois que o carnaval acaba, a dica certeira é: atividade física. A liberação de endorfina, que ocorre durante atividades físicas, vai ajudar a aumentar desde o bom humor, a resistência, a disposição física e mental, o sistema imunológico, e até a concentração.

As endorfinas são substâncias bioquímicas analgésicas naturais, que têm a sua produção no nosso corpo potencializada com as atividades físicas.

Direto da redação, Josiane Dalmagro

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet