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Notícias / Ciência, Saúde e Tecnologia

07/03/2019 às 18:00

É possível engordar com saúde e boa forma

Redação Leiagora

Enquanto um grande contingente de pessoas sofre para perder peso, outra parte luta justamente pelo contrário. Engordar, mas com saúde, está no horizonte de alguns. Com os devidos cuidados, é possível conquistar o peso ideal, respeitando-se, claro, as condições de cada um.

Geralmente, quem é muito magro possui um metabolismo mais acelerado, ou seja: tudo aquilo que ingere acaba por ser queimado de uma forma bastante rápida. Sendo assim, engordar pode ser considerada uma tarefa bastante difícil.

Cuidados

Mas, antes de tentar ganhar peso "na marra", é importante saber se a magreza excessiva não está ligada a alguma doença ou condição médica. Males da tireoide, diabete e transtornos alimentares: esses são alguns dos problemas que apenas um médico poderá diagnosticar e que devem sempre ser resolvidos como prioridade. Afinal, engordar nesses casos seria apenas atacar uma consequência e não a causa.

Dicas

Comer de três em três horas é fundamental para que a sua dieta para engordar seja um sucesso. Isso vai fazer com que você aumente o consumo de calorias durante o dia, favorecendo o aumento de peso. O balanço de proteínas e calorias distribuídas no decorrer do dia ajuda a ganhar massa muscular.

Por sinal, comer proteína em todas as refeições faz com que os aminoácidos no sangue permaneçam constantes durante todo o dia, o que ajuda na recuperação muscular pós-treino. As proteínas estão em carnes vermelhas, frango e peixe, além de queijos, ovos e iogurtes.

Teor calórico

Alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, amendoim, coco, abacate, azeite e sementes, devem ser incorporados na sua dieta para engordar. Eles são itens de alto teor calórico, mas sem prejudicar a saúde.

Incluir frutas na rotina alimentar ajuda o organismo a ter acesso a minerais e vitaminas importantes para um bom funcionamento do metabolismo, o que impactará no ganho de peso e também no de massa muscular. E o consumo de água não pode ser esquecido - pelo menos dois litros por dia.

Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo

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