Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
15:20:22
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/03/2019 às 14:52

Preço do gado mato-grossense sobe com aumento de chuvas em fevereiro

Bruno Bortolozo

Quem tem comemorado bastante o aumento no volume de chuvas em fevereiro são os pecuaristas de Mato Grosso. O clima chuvoso tem proporcionado condições favoráveis para a alimentação do gado, já que as pastagens ficam melhores.

Por outro lado, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) alerta para que os produtores fiquem atentos. Com as chuvas a logística do transporte de animais pode ser prejudicada, como inclusive já tem acontecido no estado. Ainda de acordo com o Imea, a atenção deve ser redobrada principalmente quando o pecuarista ainda tem animais em fase de terminação a pasto.

A Somar Meteorologia informou que em fevereiro o volume de chuvas foi maior que o de janeiro. Foram nove municípios monitorados. A média de precipitação deles, no segundo mês do ano, foi de 512,88 mm ante a 229,02 mm em janeiro. Para este mês as previsões são de queda na quantidade de chuvas com relação a fevereiro. A média esperada é de 247,00 mm.

No entanto, ainda seria maior que a do primeiro mês de 2019. De acordo com o boletim semanal do instituto, o preço do boi gordo e da vaca gorda encerrou a semana passada cotado a R$ 137,91 a arroba e R$ 128,93 a arroba, respectivamente.

As chuvas mais intensas, segundo o Imea, são justamente um dos motivos para o aumento do preço.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet