Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
13:30:14
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/03/2019 às 16:04

Soja disponível em Mato Grosso tem queda de preço em fevereiro

Bruno Bortolozo

Em fevereiro o preço da soja no mercado disponível em Mato Grosso encerrou cotado a R$ 61,94 a saca. O aumento em relação a janeiro é de 2,47%, de acordo com boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A principal responsável pelo acréscimo é a moeda norte-americana. ?De uma forma geral, o dólar pesou neste aumento, pois fechou fevereiro com alta de 2,37%. As expectativas quanto à reforma da Previdência e a maior demanda interna também ajudaram na valorização do grão no Estado?, analisa o instituto.

Por outro lado, a queda de 2,04% na cotação do grão na bolsa de Chicago fez pressão para baixo. O motivo foi a indefinição nas negociações comerciais sino-americanas e a baixa nos valores do prêmio nos portos, que terminou fevereiro com recuo de 8,93%. Com este cenário, enquanto não existir acordo entre Estados Unidos e China, o Imea orienta que o produtor fique ligado no mercado externo e nas variações do dólar, que permanecerão sendo influenciadores das cotações.

O recuo na cotação média da saca, semana passada, foi de 0,30%, conforme o indicador Imea. Com isso o produto fechou a R$ 62,28. Mesmo com leve avanço do dólar, a queda no prêmio Paranaguá corrente contribuiu para a baixa.

Direto da Redação, Bruno Bortolozo

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet