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Notícias / Ciência, Saúde e Tecnologia

10/03/2019 às 07:00

Aprenda a fazer o melhor uso da esteira em casa ou na academia

Redação Leiagora

Ela está lá, paradinha, à sua espera. Seja em casa ou na academia, a esteira é uma das grandes companhias de quem quer manter a forma. Mas seu uso pede alguns cuidados. Afinal, quem não quer ligar os fones de ouvido e esquecer os problemas enquanto treina e queima algumas calorias?

A praticidade não dispensa atenção na postura e na respiração, cuidados deixados de lado por muitos e que podem levar a lesões e diminuição no rendimento.

Por exemplo: o calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão. É melhor para o desempenho e diminui o impacto, protegendo suas articulações.

Respiração

Outra coisa importante: a respiração deve ser mais tranquila do que a movimentação das pernas e braços, e pode ser feita pela boca ou pelo nariz, desde que seja confortável. Assim, garante mais fôlego para chegar ao fim do exercício com menos desgaste.

Postura

É importante não correr com as mãos sobre as barras. Fora o incômodo, isso pode até machucar os punhos, que seguram parte do impacto do corpo. Você também deixa de treinar o equilíbrio e diminui a exigência de coordenação motora.

Também não é recomendado subir a velocidade e dar passos muito largos. Além de prejudicar o exercício, há aumento no impacto sobre as articulações, ampliando a chance de lesões no joelho ou calcanhar.

Como também não é correto correr com o tronco ligeiramente inclinado para frente. Essa postura sobrecarrega a coluna e causa desvios de postura, além de dores nas costas. Isso sem falar em deixar a hidratação de lado. Sem chances: ela ajuda no rendimento do exercício, desde que você tome quantidades moderadas com intervalos de 15 a 20 minutos.

Direto da Redação, Anderson Firmino/ Estadão Conteúdo
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