Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
16:33:50
informe o texto

Notícias / Geral

12/03/2019 às 10:51

Ararinha-azul, do filme "Rio", está oficialmente extinta da natureza

Maisa Martinelli

Cada vez mais diversas espécies se tornam extintas na natureza. Infelizmente, as ações do homem têm uma grande responsabilidade por sua extinção. Muitas das aves, tão comuns no continente sul-americano, foram dizimadas recentemente ou com alta probabilidade de serem exterminadas.

Um estudo feito recentemente pela organização BirdLife revelou que quatro aves brasileiras não existem mais: a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), o trepador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum) ? uma coruja.

A ararinha-azul ficou famosa mundialmente com o filme Rio, uma produção norte-americana dirigida pelo cineasta brasileiro Carlos Saldanha. Na animação, a pequena Blu vivia feliz e domesticada nos Estados Unidos, até ir ao Rio de Janeiro e conhecer a liberdade, após conseguir escapar de contrabandistas.

De acordo com a constatação da BirdLife, a última vez que um exemplar da ave foi visto no ano de 2000. No estudo foram analisadas 51 espécies apontadas com risco de extinção a partir dos seguintes fatores: intensidade das ameaças e confiabilidade dos registros.

Infelizmente, os dados constataram que ela não pode ser mais vista na natureza, existindo apenas exemplares em cativeiros e em poucos números (60 a 80 apenas, segundo a organização). O motivo de sua extinção foi o grande aumento de desmatamento,  que ocasionou a perda de seu habitat natural.

A linda ararinha-azul é uma ave de aproximadamente 57 centímetros, que possui uma plumagem em tons de azul, e era comumente encontrada na região da Bahia.

 

Foto: news4jax.com

 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet