Cuiabá, sábado, 23/03/2019
08:41:52
informe o texto

Notícias / Ciência, Saúde e Tecnologia

14/03/2019 às 07:28

Após surto de H1N1 no Amazonas, Roraima tem primeiro caso neste ano

Paula Laboissière/Agência Brasil, Direto da Redação

Após surto de H1N1 no Amazonas, Roraima tem primeiro caso neste ano

Foto: exame.abril.com.br/

A Secretaria de Saúde de Roraima confirmou o primeiro caso de infecção pelo vírus H1N1 no estado este ano. A paciente, de 26 anos, deu entrada no Hospital Geral de Roraima na semana passada com sintomas da chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ela foi tratada e já recebeu alta médica. 

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Roraima emitiu, no início do mês, nota de alerta para que profissionais de saúde se mantenham sensíveis à identificação precoce de casos suspeitos. Isso porque no Amazonas, estado vizinho, foram registradas 24 mortes causadas pelo H1N1, de acordo com boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (11).

Vacinação

A campanha de vacinação contra a influenza este ano em Roraima começa no dia 15 de abril e segue até 31 de maio. O dia 4 de maio foi escolhido como dia de mobilização. O estado, juntamente com o Amazonas, será o primeiro a receber as doses.

A orientação da secretaria de saúde é que os seguintes grupos de risco recebam atenção especial: grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres até duas semanas após o parto); adultos com mais de 60 anos; e crianças com menos de 5 anos, sendo que o maior risco de hospitalização é em menores de 2 anos, sobretudo menores de 6 meses, que registram maior taxa de mortalidade.

Também fazem parte do público-alvo população indígena aldeada; indivíduos menores de 19 anos em uso prolongado de ácido acetilsalicílico, conhecido popularmente como AAS; indivíduos que apresentam comorbidades (existência de duas ou mais doenças simultaneamente); população privada de liberdade e profissionais da saúde.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Preencha seu email abaixo para receber atualizações diárias de nossos artigos
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet