Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:49:41
informe o texto

Notícias / Política

14/03/2019 às 16:51

Vereadores mantém prefeita de Chapada dos Guimarães no cargo

Eram necessários 8 votos para cassar o mandato da gestora

Fernanda Leite

Vereadores mantém prefeita de Chapada dos Guimarães no cargo

Foto: Reprodução internet

A Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães (65 km distante da Capital) rejeitou nesta quinta-feira (14), o  pedido de cassação da prefeita Thelma de Oliveira (PSDB).   

Eram necessários 8 votos para cassar o mandato da prefeita. Foram seis vereadores a favor da cassação e cinco contra. A favor da cassação os vereadores; Benedito Edimilson de Freitas Filho, popular Bozo (MDB), Rosa Lisboa (PR), Aline Muniz (PT), Carlos Eduardo de Lima (PT), Thomas Jefferson (PSDB) e Mariano Fidelis (PSC).

Conforme a Comissão Processante, formada pelos vereadores Bozo, Rosa Lisboa  e Aline Muniz, a prefeita Thelma teria cometidos diversos erros administrativos, como atraso no envio de informes do APLIC para o TCE-MT; superfaturamento na compra de materiais; descumprimento de prazos no envio de peças orçamentárias; aquisição de material para jardinagem de forma irregular e não teria dado atenção a vários pedidos de informações por parte da Câmara Municipal.

O processo para análise da denúncia começou na noite dessa quarta-feira (13). A sessão foi suspensa e retomada na manhã desta quinta-feira (14). A demora foi devido à leitura de mais de 700 páginas da denúncia e da defesa. 

Os vereadores que votaram pela permanência de Thelma no cargo foram; Joair Siqueira (MDB), Luciano Augusto Neves, popular Dudu (PSDB), Michele Fátima da Costa (PSDB), Manoel Maria, popular Netinho (DEM) e Cacilda Benedita, a  professora Cidu Siqueira (PP). 

A prefeita Thelma se manifestou por meio de nota. 

Confira aqui

A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, ressalta o seu total respeito à prerrogativa de fiscalização do Poder Legislativo e, ciente de sua conduta como gestora pública, recebeu com naturalidade a decisão dos vereadores municipais, que reprovaram o pedido de cassação proposto pela Comissão Processante.

Em relação às denúncias referentes a eventuais atrasos no envio de informações ao sistema Aplic, a chefe do executivo municipal afirmou que todas as informações obrigatórias foram prestadas, ainda que com atraso, garantindo tanto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto à Câmara Municipal, a possibilidade de aferir a gestão administrativa e financeira do município, sem dolo à transparência dos dados.

Em reação às denúncias de aquisições realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo, a prefeita informou que já foi determinada em janeiro de 2019 uma tomada de contas especial para apurar possíveis irregularidades.

Thelma de Oliveira lamenta que disputas políticas visando as próximas eleições de 2020 tenham motivado as denúncias contra sua gestão, com o claro objetivo de prejudicar o município. A prefeita enfatizou que, mesmo em um período delicado de crise econômica em todo o País, toda a equipe de secretários e servidores veem trabalhando de forma incansável para garantir melhor qualidade de vida para os cidadãos, com foco na prestação dos serviços essenciais de saúde, educação, saneamento básico e assistência social.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet