Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
18:41:18
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

18/03/2019 às 07:50

Ministra da Agricultura planeja missão à China em maio para ampliar exportação de carnes e soja

Redação

Ministra da Agricultura planeja missão à China em maio para ampliar exportação de carnes e soja

Foto: www1.folha.uol.com.br

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou neste domingo (17) que planeja uma missão à China na primeira semana de maio. O objetivo é aumentar o número de estabelecimentos brasileiros habilitados (com autorização sanitária) para exportar carne suína, bovina e de frango para China, além de discutir a venda de soja.

Produtores agrícolas vinham se queixando da posição anti-China do Itamaraty, após o chanceler Ernesto Araújo afirmar que o Brasil não vai vender sua alma para exportar minério de ferro e soja e questionar se a relação com o país é benéfica para o Brasil. A China é o principal exportador desses produtos.

Segundo a ministra, o comércio com a China é muito importante para a agricultura brasileira. Na missão, uma das ideias é aumentar o leque de produtos exportados para os chineses.

Tereza acompanha o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados unidos. Ela deve ter reunião no banco Interamericano de Desenvolvimento e no Departamento de Agricultura.

Na viagem, há expectativa de que a aproximação política entre os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro facilite a solução de algumas pendências comerciais entre os dois países.

Em relação à carne bovina in natura, cuja exportação para os EUA está suspensa desde 2017 por motivos sanitários, o governo brasileiro já enviou as respostas a todos os questionamentos dos americanos e espera sair de Washington com a promessa de uma missão técnica ao Brasil em breve.

Já o Brasil deve anunciar uma cota de importação 750 mil toneladas de trigo sem tarifa, uma reivindicação americana (fora da cota, a tarifa aplicada é de 10%). A cota corresponde a 13% do total de trigo importado pelo Brasil.

A outra demanda dos americanos é abertura do mercado brasileiro para a carne de porco , mas a negociação não está avançada.

Direto de Washington, Patrícia Campos Mello e Marina Dias/Folhapress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet