Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
05:30:10
informe o texto

Notícias / Geral

18/03/2019 às 10:46

Ataque a tiros deixa feridos em Utrecht, na Holanda

Redação

Ataque a tiros deixa feridos em Utrecht, na Holanda

Foto: www1.folha.uol.com.br

Autoridades da Holanda realizam uma grande operação policial para capturar um atirador que abriu fogo em um bonde na cidade de Utrecht na manhã desta segunda-feira (18) e fugiu. Não há informações confirmadas sobre mortos e feridos. 

"Houve tiroteios esta manhã em vários lugares em Utrecht", afirmou o diretor da NCTV, Pieter-Jaap Aalbersberg, em uma coletiva de imprensa em Haia, acrescentando que "uma grande operação está em andamento para encontrar o atirador". O diretor classificou o ato como "potencialmente terrorista".
A polícia disse que o suspeito procurado se chama Gokman Tanis, 37, e é nascido na Turquia.

Com a fuga, o governo de Utrecht elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo. A segurança foi reforçada em escolas, mesquitas, estações e aeroportos. 

O ataque no bonde ocorreu por volta das 10h45 (6h45 em Brasília) na praça 24 de Outubro. "Vários tiros foram disparados em um bonde e várias pessoas foram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi feita", disse Joost Lanshage, porta-voz da polícia.

Ao menos um corpo foi visto no local do ataque, mas as autoridades ainda não confirmaram se houve mortes. Não há informações oficiais sobre o total de vítimas nem sobre o estado de saúde delas. Uma testemunha ouvida pela RTV, uma emissora local, disse que viu vários homens correndo da cena do ataque. 

Segundo a polícia, um suspeito está foragido, mas é possível que tenha havido mais de um atirador. O canal de TV NOS afirmou que agentes cercaram um prédio onde o suspeito pode estar escondido.

O primeiro-ministro Mark Ruttle disse estar "profundamente preocupado" e que realizará reuniões de crise para tratar do incidente. Houve reforço na segurança da sede do governo, em Haia.

Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda e possui cerca de 335 mil habitantes. Boa parte deles é composta por estudantes.

 
Direto de São Paulo, Folhapress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet