Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
19:53:52
informe o texto

Notícias / Geral

18/03/2019 às 16:59

Barra do Garças perde 70 hectares para Nova Xavantina

O município agora poderá recolher a carga tributária das comunidades da região

Luana Valentim

O desembargador do Tribunal de Justiça, João Ferreira Filho, suspendeu a Lei Estadual 6.629/1955 e retirou mais de 70 mil hectares de Barra do Garças, restituindo Nova Xavantina que agora poderá recolher a carga tributária das comunidades da região.
 
A decisão do dia 07 de março, refere-se a uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada pelo prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, Cebola (PSDB). A determinação tem validade provisória, até o julgamento de mérito.
 
O magistrado alegou que o desmembramento territorial foi feito sem uma consulta pública prévia mediante plebiscito, alterando assim os limites dos municípios o que viola a Constituição Estadual.
 
Em 2017, a Justiça acatou o pedido da Assembleia Legislativa que propôs a redivisão territorial de 36 municípios mato-grossenses, criando a lei 10.500/2017.
 
No entanto, a lei foi derrubada pela Justiça que a considerou inconstitucional. A ação foi impetrada pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães que, com os efeitos da lei, perdeu o território para Campo Verde e Nova Brasilândia.
 
Diante disso, o prefeito usou o mesmo argumento para suspender a Lei 6.629/1955 que havia beneficiado Barra do Garças. Agora o território voltou a pertencer a Nova Xavantina.
Com informações do site Semana 7
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet