Cuiabá, quarta-feira, 26/06/2019
02:46:41
informe o texto

Notícias / 300 Cuiabá

18/03/2019 às 23:43

Hábitos Cuiabanos – Café da Manhã

Uma homenagem ao Cuiabá 300 anos

Bárbara Fontes

Hábitos Cuiabanos – Café da Manhã

Foto: Embrapa

O senhor Aly Renjee Nunes de Siqueira era cuiabano de tchapa e cruz, isto é, nasceu e morreu em Cuiabá e tinha um hábito cotidiano de refeição matutina: às seis da manhã, tomava o guaraná ralado em pó. Depois das sete horas da manhã, comia o quebra-torto (ou revirado) – as sobras da janta – ou comia pão com ovo (ou com manteiga) e café com leite. Essas são as memórias de sua filha, Aline Wendpap, Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea:

“Quando era jovem, ele mesmo ralava o bastão de guaraná numa grossa. Depois, teve de se acostumar com o guaraná em pó porque era mais fácil de comprar. Ele tomava com bastante água e açúcar e ele ia dando bicadas ao longo do dia porque se tomar tudo de uma vez dava palpitações”.

Hoje, os cuiabanos e os ‘pau-rodados’ (os que vieram de fora) preferem comprar o guaraná em pó, vendido nos supermercados, porém, antigamente, o guaraná era comprado em bulixos (mercadinho que vendia de tudo) em forma de bastão e com uma grossa era ralado pouco antes de ser tomado com água. O guaraná ralado é uma bebida quase religiosa, que faz seu uso constante não consegue ficar sem. Ele é um energético natural e segundo os mais antigos, também tem poder afrodisíaco. É necessário tomar o guaraná com cuidado, se exagerar poder sofrer aceleração dos batimentos cardíacos.
 

Veja todo o editorial em homenagem aos 300 anos de Cuiabá:  300 Cuiabá

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Qual seu posicionamento em relação a Reforma da Previdência?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet