Cuiabá, terça-feira, 18/06/2019
04:48:03
informe o texto

Notícias / 300 Cuiabá

19/03/2019 às 00:17

Primeiros Acampamentos

Cuiabá 300 anos

Bárbara Fontes

Primeiros Acampamentos

Foto: Oscar Pereira da Silva (Encontro das monções no sertão). Acervo Museu Paulista.

Anos se passaram e Antonio Pires de Campos formou uma expedição para retornar à região do Coxipó, onde seu pai havia fundado o povoado. Chegando, descobriu que os Coxiponé ocuparam o lugar, criando uma aldeia aonde havia a capela. Houve combates entre os bandeirantes e os indígenas, sendo estes últimos presos e a aldeia destruída. No lugar, surgiu um novo povoado chamado São Gonçalo Velho, em homenagem ao primeiro aldeamento testemunhado por Antonio Pires de Campos quando garoto. Com o território demarcado, os bandeirantes seguiram rio Cuiabá abaixo em busca de mais nações indígenas. O comércio de gentios gerava grandes fortunas para os capitães de bandeiras e por isso, não havia piedade com os homens, mulheres e crianças indígenas. 

Os Coxiponé não se deram por vencidos e voltaram a atacar o povoado, obrigando, novamente, o abandono imediato do local. No retorno para a Capitania de São Paulo, Antonio Pires de Campos, com a sua monção cheia de baixas humanas, encontra com a bandeira do capitão Paschoal Moreira Cabral, bisneto de Pedro Álvares Cabral - o descobridor do Brasil. Eles trocam informações e Cabral muda de planos e segue para São Gonçalo Velho, decido a capturar todos os temidos Coxiponé.

Veja todo o editorial em homenagem aos 300 anos de Cuiabá:  300 Cuiabá

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet