Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:04:35
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/03/2019 às 07:43

Dicas do Procon: Consumidor pode pedir teste de qualidade do combustível

A melhor forma de evitar esse tipo de transtorno é a prevenção e o teste de qualidade

Redação

Dicas do Procon: Consumidor pode pedir teste de qualidade do combustível

Foto: doutormultas.com.br/

Você tem ideia da qualidade do combustível que vai no seu carro? Já percebeu se deu algum problema depois de abastecer? Muita gente já passou por essa situação e não soube que caminho percorrer para ter seu problema solucionado. Muita gente pode não saber, mas o consumidor pode pedir o teste de qualidade da gasolina, do etanol e do diesel. O Procon Municipal de Cuiabá informa que os postos de combustíveis são obrigados a ter um aviso ao cliente sobre a possibilidade de testar gratuitamente a qualidade dos produtos quando for solicitado.

O secretário-adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa orienta que a melhor forma de evitar esse tipo de transtorno, é a prevenção e o teste de qualidade. "Devido a pressa, o consumidor acaba não pedindo, mas se você tem alguma dúvida, o direito do consumidor garante esse benefício. É melhor perder um tempo na hora do abastecimento e assim evitar mais tarde dor de cabeça com conserto do veículo”, reforçou Costa.

Outra orientação do secretário-adjunto é que, se por ventura o posto se recusar, o consumidor deve procurar a unidade do Procon Municipal para registrar a reclamação. “A população é a nossa principal parceira para a fiscalização para detectar as possíveis irregularidades existentes”, afirmou.

“Para evitar esse tipo de imprevisto, o órgão recomenda aos consumidores que abasteçam sempre no mesmo posto, além disso, desconfie de postos que oferecem combustíveis a preços muito abaixo da média da região”, finalizou.

Teste de Qualidade - No caso da gasolina, o consumidor pode pedir para verificar o aspecto visual do combustível – que precisa estar límpido e variar de incolor a amarelo e solicitar exames da densidade relativa e do teor de álcool anidro (que deve ser de 25%, com margem de tolerância de 1 ponto percentual para cima ou para baixo).

Para o álcool hidratado (usado como combustível), o motorista pode pedir os testes de massa específica, teor alcoólico e aspecto visual – o produto deve ser sempre incolor. O óleo diesel, por sua vez, precisa ser amarelo-escuro, e o cliente também pode exigir um teste de densidade relativa.

 
Direto da assessoria da Prefeitura de Cuiabá, Carolina Miranda
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet