Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
22:45:25
informe o texto

Notícias / Geral

20/03/2019 às 10:59

1º Simpósio de Políticas Públicas discutirá sobre formas de lidar com o autismo

O evento acontece no dia 2 de abril em Cuiabá

Maisa Martinelli

1º Simpósio de Políticas Públicas discutirá sobre formas de lidar com o autismo

Foto: leiturinha.com.br

Acontece, no dia 2 de abril, o 1º Simpósio de Políticas Públicas: Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá. O evento é organizado por mães de crianças autistas.

O simpósio tem o objetivo de discutir sobre o autismo e como lidar com essa condição, já que muitos pais, profissionais e a sociedade em geral têm dificuldades sobre como agir com uma pessoa autista.

Jane Selma Barbosa, mãe de um menino autista de 5 anos e uma das organizadoras do evento, considera que o seminário será importante para a conscientização sobre o assunto. Para ela, sua maior dificuldade ao lidar com o autismo de seu filho foi com o diagnóstico. “Nós precisamos conscientizar os médicos que o diagnóstico precoce é importante para que possa iniciar o tratamento de forma mais urgente possível, porque quanto antes melhor”, afirma.

“Assim como muitas mães, eu tive muita dificuldade. Meu filho tem autismo regressivo, ou seja, ele teve um desenvolvimento normal e depois começou a regredir drasticamente. Então, nesses casos, a dificuldade é muito grande”, relata Jane.

As palestras serão compostas por diversos profissionais de renome internacional, como a neurocientista e autora, Marta Relvas; o psicólogo, Adilson de Souza e o professor de educação especial, Lucelmo Lacerda.

O autismo é um transtorno global de desenvolvimento que prejudica a capacidade de interagir e comunicar-se socialmente. Geralmente, costuma ser identificado na infância, entre um e três anos, porém os primeiros sinais já podem aparecer com apenas alguns meses de vida.

O 1º Simpósio de Políticas Públicas: Inclusão Efetiva dos Autistas em Mato Grosso acontecerá no dia 2 de abril, das 8h às 18h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa. A entrada é um quilo de alimento ou um pacote de fralda.

Para se inscrever, preencha o formulário acessando o link.
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fabiane catarina de Campos 20/03/2019 às 00:00

    Sou tdee é gostaria ir no simposio

  • ROMEO BENEDITO OLIVEIRA LUCIALDO 20/03/2019 às 00:00

    Parabéns pela matéria, é um assunto urgente e necessário de se discutir, o autismo não é uma doença, é uma condição é o amor é o melhor remédio

 
Sitevip Internet