Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
20:08:43
informe o texto

Notícias / Geral

20/03/2019 às 11:26

É OURO!

Bárbara Fontes

É OURO!

As lavras do Sutil/GComMT

Foto: Moacyr Freitas

Paschoal Moreira Cabral chegou ao local seguindo as instruções do bandeirante Antonio Pires de Campos e o encontrou totalmente destruído. Os Coxiponés não estavam mais lá e a monção navega rio Coxipó acima em busca de um local para pouso e para surpresa de todos, encontraram ouro em granetes cravados pelos barrancos. Após deixarem as bagagens nesse local, os bandeirantes seguem rio acima, num lugar que, posteriormente se chamaria “Forquilha”, e encontraram muitos indígenas que não resistiram e foram presos. Na volta, os bandeirantes pousaram no antigo aldeamento de São Gonçalo Velho e a batizaram de Aldeia Velha.

Aldeia Velha foi o primeiro arraial da região e era o local de descanso dos bandeirantes, após longas investidas selva adentro. Também faziam festas para comemorar o ouro descoberto e o fim da pobreza de todos. Caçar índios já não fazia mais sentido, encontrar ouro era uma tarefa mais fácil e segura. Havia muito ouro, porém, o que os bandeirantes ainda não sabiam é que era de aluvião e acabava rápido.

Era tanto ouro que bastava usar as mãos para cavar e as monções seguiam para outros locais auríferos e para demarcar espaço, construíram ranchos com casas e lavouras, sempre às margens dos rios Coxipó e Cuiabá. Muitos indígenas, cooptados pelos brancos, trabalhavam nas minas ou nos ranchos como serviçais e, os mais bravios, que não se renderam, se demandaram para os rincões do interior.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet