Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:53:35
informe o texto

Notícias / Política

21/03/2019 às 09:50

Maggi pede ao STF que julgamento da Ararath ‘decline’ para Justiça de MT

A defesa alega ainda que Maggi continua sendo julgado pelo Supremo, mesmo não possuindo foro privilegiado

Fernanda Leite

Maggi pede ao STF que julgamento da Ararath ‘decline’ para Justiça de MT

Foto: Reprodução internet

Ex- ministro da Agricultura e ex-senador Blairo Maggi, por meio de sua defesa, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que todas as investigações da ‘Operação Malebolge’ - sequência da Operação Ararath seja julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE).

A defesa do ex-ministro tem como base a decisão do Supremo sobre uma decisão similar ocorrida no estado do Rio de Janeiro, que declinou a competência para a Justiça Eleitoral do Estado. 

A defesa alega ainda que Maggi continua sendo julgado pelo Supremo, mesmo não possuindo foro privilegiado.   "Posto isso, firme na jurisprudência da Corte, pugnamos seja apreciada e acolhida a presente questão de ordem, remetendo-se o fato principal (organização criminosa criada para o fim de quitar saldo de campanhas políticas mediante pagamentos ilícitos a empresas) e todos os demais, por conexão, à Justiça Eleitoral de Mato Grosso". 

As investigações contra o ex-ministro são referentes a um suposto esquema de arrecadação de campanha, onde o ex-secretário de Estado Eder Moraes, atuou como ‘arrecadador’ dos recursos supostamente ilegais. “O fato central da investigação desenvolvida no presente inquérito relacionada a Blairo Maggi é uma suposta dívida de campanha deixada por ele ao seu sucessor, na época, Silval Barbosa. O ano era 2010”, consta na decisão. 

A operação Malebolge foi deflagrada após uma delação do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB). Ele firmou acordo de delação premiada e entregou provas materiais de um esquema de propina na época em que era governador.

A operação investiga desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro por meio de factorings clandestinas. 

Blairo Maggi,  também é investigado por uma suposta tentativa de atrapalhar as investigações.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet