Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:49:07
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2019 às 10:58

Biblioteca Estevão de Mendonça comemora 107 anos de muita história

Para comemorar serão lançados projetos e capacitação de agentes culturais

Josiane Dalmagro

Biblioteca Estevão de Mendonça comemora 107 anos de muita história

Foto: Mayke Toscano/Secom

Rumo aos 300 anos de Cuiabá, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça  também tem muito o que comemorar, ultrapassando seu centenário e chegando aos 107 anos de fundação nesta terça-feira (26.03).

Para homenagear a maior biblioteca pública do Estado, o Palácio da Instrução terá apresentação musical da Orquestra Sinfônica ‘Ciranda Mundo’ e lançamento de dois projetos, um de resgate da memória da biblioteca e um de difusão de conhecimento.

Junto a isso, a ilustre presença da neta do historiador que dá nome a biblioteca Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre de Mendonça, e também a escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que irão apresentar o projeto ‘Memorial BPEEM’.

Adélia contribuirá com memórias familiares, compartilhando com o público um pouco das lembranças do avô e do Palácio da Instrução. A escritora Marília Beatriz trará uma visão mais acadêmica, com informações históricas e fatos relacionados à biblioteca. Também haverá participação do servidor há mais de 30 anos na BPEEM, Antônio Hélio Capistrano, que fará um relato sobre a estrutura física da biblioteca na década de 80.

No dia, cerca de 80 agentes de bibliotecas do interior estarão integrados na ação para trocar experiências e atuarem como multiplicadores nos municípios, terá ainda uma visita guiada pelo Palácio da Instrução, casa atual da Biblioteca Estevão de Mendonça.

O evento começa às 14h, com credenciamento dos participantes do 1º Encontro de 2019 do Programa de Qualificação dos Agentes de Bibliotecas Públicas, onde serão apresentadas ferramentas de leituras em bibliotecas e atividades pedagógicas para o ensino da leitura.

Outro projeto apresentado será a realização de um ano de pesquisas, contemplando estudos bibliográficos e debates para, ao final, lançar um livro e inaugurar um memorial da Estevão de Mendonça.

Já o projeto ‘Estevão Curioso’  fala de um personagem das redes sociais que aborda temas variados com o objetivo de despertar no público o interesse em aprofundar conhecimento.

“No evento, vamos apresentar dois vídeos de entrevistas com os professores Marília Beatriz e João Carlos Vicente Ferreira sob a ótica do nosso personagem”, explica a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida.

Programação

26/03

14h - Credenciamento

14h30 - Visita Guiada

15h - Apresentação Cultural – Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo

15h30 - Apresentação da história da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

16h - Abertura Oficial – participação do secretário da Secel, Allan Kardec; neta do historiador Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre Mendonça; escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite; e a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Biblioteca Pública Estevão de Mendonça.  

16h30 - Lançamento dos projetos ‘Memorial BPEEM’ e ‘Estevão Curioso’

17h - Diálogos de Memórias – com Adélia Mendonça, Marília Beatriz Leite e o servidor Antônio Hélio Capistrano.

18h – Encerramento

27 a 29/03 – 8h às 18h

1º Encontro de 2019 do Programa de Qualificação dos Agentes de Bibliotecas Públicas. Tema: Mediação de Leitura.
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet