Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
21:46:12
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2019 às 18:12

Ação de limpeza recolhe três toneladas de lixo de nascente

A atividade foi realizada no sábado (23) no bairro Jardim Itamaraty

Redação

Ação de limpeza recolhe três toneladas de lixo de nascente

A atividade foi realizada no sábado (23) no bairro Jardim Itamaraty

Foto: Prefeitura de Cuiabá

O fim de semana foi marcado por mais uma grande ação de limpeza na Capital. Por meio de um trabalho em conjunto, mais de três toneladas de lixo foram retiradas da nascente do Córrego do Moinho, no bairro Jardim Itamaraty. A atividade aconteceu no sábado (23) e contou com a participação da Prefeitura de Cuiabá, da Águas Cuiabá, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e do grupo ambiental Teoria Verde.

A ação fez parte da programação da semana educativa em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na sexta-feira (22). Durante toda a manhã, uma equipe de 10 servidores do Município e pelo menos 80 voluntários retiraram do local televisores, pneus, sofás, geladeira e outros tipos de materiais descartados ilegalmente. Todos os objetos coletados foram levados pelos caminhões do Cata-treco e levados para o Aterro Sanitário.

“É uma orientação do prefeito Emanuel Pinheiro que desenvolvemos parcerias que resultem e ações positivas para o município. A Prefeitura está trabalhando para transformar Cuiabá em uma cidade melhor para todos nós e, dentro desse projeto, a questão da preservação ambiental também está presente. Temos nossos programas permanentes, mas também apoiamos e fortalecemos essas atividades voluntárias”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A nascente está entre as mapeadas pelo projeto Água Para o Futuro. A área é formada por quatro pontos identificados como Nascente 1, 3, 7 e 8. Englobando todos eles, já foram registradas 19 espécies de plantas e três de anfíbios. “Infelizmente, essa nascente está em situação de degradação. Por isso, fazemos esse apelo para a população que nos ajude a preservar esse patrimônio ambiental da nossa Cuiabá”, destacou o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos.

O projeto

O Água Para o Futuro é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, executado em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, o Instituto Ação Verde, a Universidade Federal de Mato Grosso e a Águas Cuiabá. O projeto busca, prioritariamente, garantir a segurança hídrica de Cuiabá e o abastecimento de água potável por meio da identificação, preservação e recuperação das nascentes.

Equipes técnicas formadas por geólogos, hidrogeólogos, engenheiros florestais, engenheiros sanitaristas, biólogos, especialistas em sensoriamento remoto, entre outros profissionais, realizam diariamente trabalhos de campo. No plano de ação estão prevista, por exemplo, análises, pesquisas e atividades científicas diversas (identificação, caracterização, monitoramento).

Com informações da Assessoria, Bruno Vicente, Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet