Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
22:11:17
informe o texto

Notícias / Variedades

31/03/2019 às 09:16

Érico Veríssimo usou imortal para contar história do Brasil

Leiagora

Érico Veríssimo usou imortal para contar história do Brasil

Foto: ISTOÉ Independente

O índio Tibicuera nasce um pouco antes de 1500. Franzino e sem grandes expectativas na tribo, ganha a imortalidade de seu pajé e parte dali para presenciar momentos marcantes da história do Brasil.

"As Aventuras de Tibicuera", obra publicada em 1937 por Érico Veríssimo foi a forma que o autor encontrou para contar sua própria versão da história brasileira. Algumas edições mais antigas traziam na capa o subtítulo "que também são as aventuras do Brasil".

O autor contempla o grosso da história brasileira. Tibicuera vê os portugueses chegarem ao país (quando ainda nem sonhava em se tornar um país), se torna amigo do imperador, acompanha a luta de Zumbi dos Palmares e até participa da Guerra do Paraguai.

Escrito como livro infanto-juvenil, "Tibicuera" também pode animar os mais velhos. A obra é dividida em pequenos capítulos e o tom leve, bem-humorado, torna a leitura um passe de mágica.

Veríssimo foi um mestre da ficção especulativa, mas talvez ainda seja pouco conhecido por esse seu lado. Em "Viagem à Aurora do Mundo" (1939), os personagens fazem viagens no tempo ao olhar através de um dispositivo que permite observar a evolução da vida na terra.

Em "Incidente em Antares", de 1971, o autor mergulha no realismo fantástico com uma história na qual uma greve de coveiros faz com que os defuntos não tenham o descanso merecido e fiquem vagando pela cidade.

"Tibicuera" pode não ser uma ficção científica pesada (ou "hard", no inglês), do tipo que destrincha conceitos de ciência no enredo. Mas traz um bom uso da especulação sobre uma distorção na realidade e usa isso para contar uma boa história, divertida e com uma função social.

Depois de passar por séculos de aventuras, a história de Tibicuera, pelo menos no livro, acaba em 1942, em um apartamento em Copacabana.

Veríssimo teve um predecessor importante. Entre 1872 e 1882, Machado de Assis publicou duas histórias sobre imortalidade que podem ter motivado o escritor gaúcho a escrever "Tibicuera". Falamos dos contos de Machado neste texto do Sci-Fi.

AS AVENTURAS DE TIBICUERA
AUTOR: Érico Veríssimo
EDITORA: Companhia das Letras
QUANTO: R$ 37,90

Direto de São Paulo, Everton Lopes Batista/FolhaPress

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet