Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
21:08:14
informe o texto

Notícias / Política

01/04/2019 às 15:00

Escritório de negócios em Jerusalém não tem relação com diplomacia, diz Mourão

Leiagora

Escritório de negócios em Jerusalém não tem relação com diplomacia, diz Mourão

Foto: diariodepernambuco.com.br

O presidente em exercício do Brasil, Hamilton Mourão, minimizou nesta segunda-feira, 1º, o pedido de explicações ao embaixador da Autoridade Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, após anúncio do presidente Jair Bolsonaro no fim de semana de que o País abrirá um escritório de negócios em Jerusalém.

"Vamos aguardar. A chamada do embaixador é para consulta, ele vai lá, bate um papo, e depois ele volta", avaliou Mourão ao deixar o Palácio do Planalto. O presidente em exercício viaja nesta segunda para São Paulo para encontro com investidores. Em entrevista à agência Reuters, o embaixador palestino afirmou que a convocação ainda está sendo avaliada.

Mourão afirmou, ainda, que não vê "nada demais" na decisão de abrir o escritório em Jerusalém. Ele considera que trata-se de um "passo intermediário" quando comparado à promessa de campanha de Bolsonaro de transferir a embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém, medida que ainda não foi descartada pelo presidente e pode ser efetivada até o final do mandato.

"Uma coisa é muito clara, a partir do momento que se toma a decisão, foram ouvidas todas as ponderações a respeito, a gente está junto com o presidente (Bolsonaro)", defendeu Mourão. "Eu não vejo também nada demais. É algo que não tem nada a ver com a diplomacia, podemos até considerar um passo intermediário naquela ideia inicial do presidente de mudar a embaixada", ponderou.

O presidente em exercício considera o pedido de explicações a Alzeben "um método diplomático". "Vamos lembrar sempre que diplomacia não é o objetivo final, é a forma da gente se conduzir um relacionamento (...) E faz parte das pressões que vão ocorrer desde o momento em que foi tomada a decisão (da criação do escritório)", declarou.

Mourão disse ter a "visão clara" de que não "teremos problemas" após os países árabes, que são fortes parceiros comerciais do Brasil, entenderem que a decisão de Bolsonaro não muda a visão diplomática do País.

"Tenho a visão clara de que uma vez que os países árabes, e os palestinos em particular, entendam o alcance dessa decisão, que não muda nossa visão diplomática em relação a coexistência pacífica de árabes, palestinos e israelenses naquela região, que desde 1947 o Brasil apoia, não teremos problema."

 
Direto de Brasília, Julia Lindner/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet