Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:35:35
informe o texto

Notícias / Geral

01/04/2019 às 18:49

Presidente do Uruguai destitui cúpula militar por crime da ditadura

Leiagora

Presidente do Uruguai destitui cúpula militar por crime da ditadura

Foto: G1 - Globo

O presidente do Uruguai, o esquerdista Tabaré Vázquez, decidiu nesta segunda-feira (1º) destituir o ministro da Defesa, Jorge Menéndez, o vice-ministro desta pasta, Daniel Montiel e os três generais que integravam o Tribunal de Honra do Exército, entre eles o recém-nomeado comandante da força, José Gonzalez.

Gonzalez vinha substituindo, desde 12 de março, o então titular do cargo, Guido Manini Rios, também afastado por Vázquez. O tribunal investigava o assassinato do militante tupamaro Roberto Gomensoro, em 1973, e a desaparição de Maria Claudia García de Gelman, nora do poeta argentino Juan Gelman (1930-2014), em 1976.

Vázquez considerou que o tribunal vinha cometendo irregularidades ao acobertar os verdadeiros autores e mandatários de assassinatos e desaparições ocorridos durante o período militar uruguaio (1973-1985) e que enviaria todo o caso para a Justiça civil.

No processo, estão acusados dois ex-militares, José Nino Gavazzo e Jorge Silveira. Apesar de Gavazzo ter admitido que havia jogado num rio o corpo de Gomensoro, o tribunal concluiu que seus atos não indicavam um delito.

A confissão também demonstrou que, por três anos, os militares que participaram em seu assassinato nada fizeram para impedir que outro militar, o coronel Juan Carlos Gómez, fosse à prisão pelo assassinato de Gomensoro, mesmo sabendo que Gómez era inocente.

Vázquez, que teve familiares presos durante o regime, sempre defendeu o fim da Lei de Anistia.Porém, mesmo sem conseguir derrubá-la, tem estimulado a Justiça a realizar julgamentos baseado em leis do direito internacional que determinam que crimes de lesa humanidade não prescrevem e que crimes de desaparição são delitos continuados.

Desde então, o Uruguai tem realizado julgamentos de militares e civis que participaram da repressão, algo que tem respaldo popular e fez parte da plataforma eleitoral de Vázquez em suas duas eleições. Dirigentes da Frente Ampla, coalizão da qual faz parte o partido socialista, de Vázquez, protestaram durante o fim de semana, pedindo a renúncia de González.
Direto de Buenos Aires, Sylvia Colombo, FolhaPress
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet