Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:34:50
informe o texto

Notícias / Geral

02/04/2019 às 07:34

Hiperidrose: excesso de suor exige atenção

Leiagora

Hiperidrose: excesso de suor exige atenção

Foto: remedio-caseiro.com

Em dias de muito calor, é comum transpirar bastante. Ou após atividades físicas intensas. Entretanto, o excesso de suor exige atenção. Mas qual o motivo? A causa pode estar na hiperidrose. Pessoas que sofrem do problema costumam suar até mesmo quando a temperatura está baixa ou quando descansando.

Causas

Transpirar ajuda a manter o corpo frio. Todas as pessoas passam por isso, especialmente em dias em de temperaturas muito altas, após exercícios físicos ou durante uma situação estressante.

No entanto, o suor excessivo também pode ocorrer em outras situações. Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional.

Primária

Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico. Na maioria dos casos de hiperidrose primária, nenhuma causa é encontrada, o que leva os médicos a acreditarem que se trata de um problema hereditário.

Secundária

Se a sudorese ocorre como resultado de outra condição médica, é chamada hiperidrose secundária. O suor pode ocorrer em todo o corpo ou em apenas uma área.

Diagnóstico de Hiperidrose

É clínico e baseado nos sintomas e em uma série de questionamentos que são feitos aos pacientes. O médico avaliará a possibilidade da hiperidrose estar relacionada a doenças mais graves.

Tratamento

O tratamento para suor excessivo causado por hiperidrose costuma ser clínico ou cirúrgico. Nos casos mais leves, podem ser indicados medicamentos orais e de uso tópico. A aplicação de botox também ajuda a controlar a sudorese.

Quadros mais graves, porém, podem exigir intervenção cirúrgica. Neste caso, ocorre a retirada das glândulas sudoríparas das axilas, ou de gânglios da cadeia simpática (simpatectomia).

 
Direto da Redação, Anderson Firmino/Estadão Conteúdo
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet