Cuiabá, segunda-feira, 17/06/2019
09:07:17
informe o texto

Notícias / Entrevistas

08/04/2019 às 15:50

Billy Espíndola apresenta, com exclusividade, clipe bombástico para os 300 anos de Cuiabá - vídeo

Em entrevista ao Leiagora, o músico fala de seu trabalho e conta sobre o clipe 'Cuiabá no Paletó'

Iury Lupaudi /Josiane Dalmagro / Maisa Martinelli

O LTV  recebeu o cantor e compositor Billy Espíndola, para falar de cultura cuiabana e pontuar críticas ferrenhas acerca da política municipal.

Criador da guitarra de cocho – inspirada na tradicional viola de cocho, instrumento típico de Cuiabá – o artista conta que essa ideia surgiu como uma forma de unir o som que gostava com a tradição mato-grossense. “A guitarra de cocho surgiu de uma vontade de inserir no nosso som um elemento tipicamente regional, cuiabano”, explica ele, lembrando que estreou o feito quando tocou na Copa do Mundo de 2014.

Segundo ele, a novidade foi bem aceita pelos cuiabanos. “A galera enxergou isso como um próximo passo da evolução da cultura; a viola deu um passo e se transformou na guitarra de cocho, ampliou a sonoridade, deixou de ser um instrumento tipicamente rítmico e passou a ser um instrumento mais harmônico e mais melódico”, comemora Billy, que teve que fazer algumas adaptações pra finalizar o instrumento da maneira que almejava.

Espíndola conta que, quando mais jovem, tinha vontade de fazer faculdade de Música, porém o curso oferecido em Cuiabá não atendia as suas expectativas. Foi então que resolveu criar o Espaço Toma. “Montei esse espaço e comecei a chamar a galera de banda pra gente começar a ‘borbulhar’ as ideias lá, e para minha surpresa, ‘colou’ muita gente. Começamos a fazer vários eventos, várias bandas começaram a surgir lá, e sempre voltada para a música autoral”, diz.

Questionado sobre a atual gestão do município – que está prestes a completar 300 anos – Billy considera que não vê mudanças até o momento. ‘É o clássico brasileiro, é o mais do mesmo, que ninguém aguenta mais. [...] Ele (Emanuel Pinheiro) é o grande representante da velha política – que a gente pode chamar de lobo velho. Não me representa, com certeza também não representa a classe artística”, argumenta o compositor.

O artista produziu um clipe tecendo críticas ao governo municipal, onde deixou transparecer seu ponto de vista sobre o assunto. “Tentei ser o mais claro e objetivo, pra não deixar nenhuma sombra de dúvidas sobre o que eu penso”, alega.

A produção teve cerca de 15 pessoas envolvidas diretamente. Uma delas foi o ator André D’Lucca, conhecido pelo personagem Almerinda. “Quando terminei de escrever o roteiro, primeira pessoa que me veio à cabeça foi ele. [...] Aí fui à casa dele, mostrei toda a ideia, mostrei a música, e o convidei a participar do clipe e atuar”, conta ele, ressaltando que o ator topou na hora. No entanto, pouco antes do início das gravações, D’Lucca adoeceu e pediu que Billy fizesse o papel dele no clipe. Um dia antes das gravações, ele foi internado. Espíndola conta que isso foi um fator determinante para encorajá-lo mais ainda a fazer um bom trabalho, e que todos os membros da equipe se mobilizaram.

Ficou curioso? Então acompanhe a entrevista completa e assista, em primeira mão, o tão esperado clipe.

Vídeo Relacionado

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marlene Benedita 09/04/2019 às 00:00

    Parabéns e sucesso pela criação guitarra de cocho! Ficou excelente clipe, ficou suave e sábia a crítica. Deus te abençoe!

  • Rogério Boa Ideia 08/04/2019 às 00:00

    Excelente, adorei a atitude, se nossos representantes na câmara municipal não nos representam a música deu voz a nossa indignação, parabéns Caio

  • Mariana 08/04/2019 às 00:00

    Parabéns é a voz da cultura na sua canção

  • Caio Braz da Silva filho 08/04/2019 às 00:00

    SHOW... Ficou ótimo, parabéns...

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet