Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
10:13:48
informe o texto

Notícias / Política

05/04/2019 às 16:06

Pinheiro é acionado na Justiça para fazer a intervenção na Santa Casa

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), ingressou com uma ação popular com pedido de liminar no Tribunal de Justiça

Luana Valentim

Pinheiro é acionado na Justiça para fazer a intervenção na Santa Casa

Foto: Reprodução da internet

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), ingressou nesta sexta-feira (05), com uma ação popular com pedido de liminar no Tribunal de Justiça para obrigar o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), a fazer uma intervenção na Santa Casa de Misericórdia.
 
Lúdio destacou que a unidade filantrópica estando de postas fechadas, ‘lesa o patrimônio público e a moralidade administrativa, cabendo a Cuiabá intervir para proteger a população de perigo público causado pela calamidade na área da saúde’.
 
“Com fortes indícios de má gestão, desvio de finalidade e inadimplência, a instituição de saúde “fechou as portas” interrompendo os atendimentos à população, causando desequilíbrio na saúde da cidade e agravando ainda mais a situação dos outros hospitais que já contavam com superlotação e falta de equipamentos, de medicamentos e até de pessoal”, diz trecho do documento.
 
O parlamentar pontuou ainda que a Santa Casa é essencial para o desenvolvimento da saúde em Cuiabá e no Estado. Com o seu fechamento, os cidadãos tiveram o seu direito à saúde - constitucionalmente previsto - negado, causando perigo e calamidade pública, o que autoriza a intervenção da autoridade da esfera administrativa correspondente.
 
“Trata-se de um pedido de socorro ao Judiciário para que proceda o resgate da sobrevivência da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, instituição de saúde que recebe recurso público da municipalidade através do Sistema Único de Saúde, ou seja, está em voga à proteção ao patrimônio público e a moralidade administrativa da gestão do dinheiro público repassado ao hospital”, diz outro trecho da ação.
 
O deputado quer também a citação de todos os envolvidos e que o Ministério Público se manifeste nos autos.
 
 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet